• Carregando...

A agência de classificação de risco Moody’s reafirmou todos os ratings da Petrobras, inclusive o rating senior não garantido em Ba2. O perfil de risco de crédito individual (BCA) foi mantido em b2. A perspectiva é estável.

Segundo a Moody’s, a ação de rating conclui a revisão para rebaixamento e reflete a publicação do balanço auditado, na semana passada. “A revisão se focou sobre as pressões de liquidez, que poderiam ter se elevado caso a empresa tivesse falhado em entregar o balanço anual auditado”, disse em nota a agência.

A agência também reafirmou o rating da Petrobras Argentina S.A, mas manteve sua perspectiva em negativa.

“Os ratings da Petrobras têm perspectiva estável, o que reflete a expectativa da Moody’s de que as condições financeiras e operacionais da empresa não devem mudar muito no curto e médio prazo”, disse a agência. “A Moody’s estima que a performance financeira irá declinar em 2015 antes de começar a melhorar, conforme a recuperação dos preços de petróleo, mudanças no gerenciamento das operações e venda de ativos começarem a afetar as métricas de crédito.

A Moody’s afirmou ainda que o rating atual da Petrobras reflete os desafios da empresa relacionados às investigações de corrupção em andamento. Segundo a agência, novos fatos negativos importantes em relação às investigações podem levar a um corte no rating da empresa, bem como a “reaparição de pressões significativas de liquidez”.

A agência afirmou ainda que o rating da Petrobras pode ser sensível a uma eventual mudança no rating do Brasil. Outro aspecto destacado pela agência é que o rating também pode mudar em função da avaliação da Moody’s sobre a força do apoio dado pelo governo brasileiro à empresa.

Com a ação, a Moody’s se torna a terceira agência de rating a se posicionar após a divulgação do balanço auditado da Petrobras, que aconteceu na semana passada. A Fitch reafirmou o rating da empresa em BBB-, e revisou a perspectiva para negativa. Já a S&P afirmou que sua avaliação da Petrobras (BBB-, perspectiva negativa) não foi afetada no curto prazo pela publicação do balanço.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]