• Carregando...
População festeja vitória do “não” nas ruas de Atenas: resultado fortalece posição do primeiro-ministro Alexis Tsipras | Orestis Panagiotou/EFE
População festeja vitória do “não” nas ruas de Atenas: resultado fortalece posição do primeiro-ministro Alexis Tsipras| Foto: Orestis Panagiotou/EFE

Em um resultado surpreendente, o voto pelo “não” venceu o plebiscito na Grécia neste domingo (5), rejeitando a proposta de socorro financeiro dos credores internacionais. Com mais de 80% das urnas apuradas, a opção “não” tinha 61,5% dos votos, contra 38,5% do “sim”, ou seja, não há mais chances de reverter o cenário.

Vitória do ‘não’ dá mais força na negociação, diz primeiro-ministro

Em pronunciamento na TV, Alexis Tsipras classificou como histórica a vitória do “não” à austeridade e disse que vai lutar por uma solução “viável e socialmente justa”

Leia a matéria completa

O placar amplo contrariou todas as pesquisas, inclusive as realizadas neste domingo e divulgadas após o fechamento das urnas que previam uma vitória apertada do “não”.

Com isso, os gregos rejeitaram a proposta de socorro internacional feito pelos credores, no caso, FMI (Fundo Monetário Internacional), BCE (Banco Central Europeu) e o bloco europeu.

Logo após os primeiros números serem divulgados, simpatizantes do Syriza, partido de esquerda do primeiro-ministro Alexis Tsipras começaram a celebrar o resultado na praça Syntagma, no centro de Atenas.

A vitória do “não” representa um fortalecimento de Tsipras no seu país, já que ele convocou o plebiscito no último dia 27 depois do fracasso nas negociações em Bruxelas. Neste domingo, ele afirmou que “ninguém pode ignorar a vontade do povo”, e voltou a dizer que a consulta era uma vitória contra a “chantagem”.

Pressão

Ao mesmo tempo, no entanto, o resultado pode aumentar a pressão para a Grécia deixar a zona do euro, principalmente se não chegar a algum tipo de acordo com o bloco nos próximos dias.

Governo grego celebra vitória e faz contato com líderes europeus

Ministro de Finanças, Yanis Varoufakis, disse que a população deu um “não” a cinco anos de “hipocrisia”

Leia a matéria completa

Tsipras tem dito que a Grécia não deixará a moeda única e que pretende retomar as negociações nesta segunda-feira (6) em busca de uma solução para o país. O ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, afirmou neste domingo acreditar na possibilidade de um consenso em 24 horas.

A questão é como os líderes europeus vão reagir: se pretendem sentar à mesa novamente com a Grécia ou, diante do recado do povo grego, romper definitivamente as relações. A chanceler alemã, Angela Merkel, tem um encontro marcado com o presidente francês, François Hollande, nesta segunda-feira (6) em Paris.

Risco de colapso

O principal drama dos gregos no curto prazo é o risco de colapso bancário a partir de terça-feira (7), quando as agências do país reabririam depois de uma semana de fechamento e controle de capital. O governo precisa de um novo socorro emergencial do BCE (Banco Central Europeu) para sua liquidez bancária, caso contrário, sem moeda no caixa, corre sério de ser forçado a emitir nova moeda em breve, conforme alertaram autoridades europeias nos últimos dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]