• Carregando...
 | REMKO DE WAAL/AFP
| Foto: REMKO DE WAAL/AFP

As ações da Nintendo recuaram 17,72% nesta segunda-feira (25) na Bolsa de Tóquio após a empresa afirmar que o game Pokémon Go terá impacto limitado em seu resultado financeiro.

A Nintendo possui alguns dos direitos de Pokémon e uma fatia de participação na empresa que desenvolveu o game, a Niantic. Nas últimas duas semanas, as ações da Nintendo praticamente dobraram de valor, adicionando US$ 12 bilhões ao valor de mercado da empresa.

Em comunicado, a Nintendo informa que a The Pokémon Company, afiliada da empresa, detém os direitos de Pokémon. A The Pokémon Company vai receber taxa de licenciamento e compensação por colaborar no desenvolvimento e nas operações do aplicativo.

A Nintendo possui 32% do poder de voto na The Pokémon Company.

Segundo a empresa, por causa do regime de contabilidade, o lucro refletido nos negócios consolidados da Nintendo é limitado.

Além disso, prossegue, um dispositivo periférico para usar o aplicativo, “Pokémon Go Plus”, vai ser produzido e distribuído pela Nintendo e deve ser lançado em breve. Tudo isso já está refletido na projeção financeira da empresa até 31 de março de 2017, conforme definido em 27 de abril deste ano.

“Levando em consideração a situação atual, a companhia não vai modificar sua previsão financeira consolidada por enquanto. A companhia vai fazer um anúncio quando precisar modificar suas previsões financeiras”, afirmou o comunicado.

Sucesso

Pokémon Go foi o aplicativo mais baixado em uma semana de estreia na história da App Store (loja virtual da Apple), disse a empresa americana ao site “TechCrunch”, especializado em notícias de tecnologia.

O aplicativo já tinha, no dia 18, mais de 21 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos, duas semanas após o seu lançamento.

Desde então, ele se expandiu para o Canadá, boa parte da Europa e, na semana passada, para o mercado do Japão – onde o desenho foi criado, nos anos 1990.

Investidores e analistas apostam que o sucesso do jogo, lançado oficialmente em 35 países, mas jogado em muitos mais, vai transformar a Nintendo. Apesar de verem que Pokémon Go não será um impulso direto para a companhia, o jogo poderá representar um maneira de a Nintendo faturar de maneira mais eficiente com seu portfólio de personagens carismáticos como Zelda e Mario.

Pokémon Go está caminhando para ser o primeiro jogo para celulares a quebrar a barreira de US$ 4 bilhões por ano de receita, superando Candy Crush Saga, segundo a empresa de pesquisa de mercado Macquarie Research.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]