• Carregando...
O protótipo pode ser o marco para uma nova geração de câmeras | Divulgação/Universidade de Columbia
O protótipo pode ser o marco para uma nova geração de câmeras| Foto: Divulgação/Universidade de Columbia

Uma nova câmera de vídeo desenvolvida por engenheiros da Universidade de Columbia pode funcionar sem bateria e indefinidamente, se o ambiente for claro o suficiente.

O protótipo pode ser o marco para uma nova geração de câmeras e ele é possível porque a técnica por trás da construção de um sensor é semelhante àquela empregada em painéis solares.

A câmera poderia até mesmo ter uma bateria recarregável, mas os cientistas decidiram construir o aparato sem uma para poder provar que ela não era essencial.

“Revolução digital”

A imagem formada é pixelizada, sem grande qualidade, mas mesmo assim os cientistas consideram a invenção um grande avanço rumo a uma nova geração de câmaras. “Estamos no meio de uma revolução digital”, diz Shree Nayar, que coordenou o projeto.

“Algumas mudanças no design dos sensores que permitissem capturar a energia já haviam sido propostas no passado, no entanto, nosso protótipo é a primeira demonstração de uma câmera de vídeo que consegue manter sozinha seu funcionamento”, explica Nayar.

Segundo ele, o sensor pode facilmente ser compactado para conseguir melhores imagens.

Os resultados obtidos até agora serão apresentados na Conferência Internacional de Fotografia Computacional, em Houston, no final de abril.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]