• Carregando...

Até pouco tempo atrás o futuro de Lucineia de Jesus de Souza parecia brilhante, dirigindo um pequeno café que atende trabalhadores de uma fábrica e outros clientes em São Bernardo do Campo, cidade industrial da região metropolitana de São Paulo.

Mas o pequeno negócio aberto há dez anos, que floresceu com o rápido crescimento da economia do Brasil, agora vê menos clientes parando para um café ou lanche.

A renda de Lucineia caiu pela metade desde 2012, forçando a empresária de 43 anos a cortar gastos. Com a economia em recessão e as incertezas sobre o trabalho de seu marido em uma fábrica de autopeças devido aos crescentes cortes de fabricantes de automóveis locais, as idas ao shopping para compra de roupas de marcas famosas estão suspensas assim como os planos de comprar eletrodomésticos.

“Foi um crescimento falso”, diz ela, resumindo as perspectivas de muitos que estão desiludidos por uma promessa perdida. “As pessoas aqui estão perdendo seus empregos, elas estão fartas.”

Depois de um avanço das commodities que permitiu ao Brasil programas ambiciosos de redução da pobreza e culminou em um crescimento econômico de 7,5% em 2010, o país está em sua pior recessão em três décadas. Durante os anos de crescimento acelerado, dezenas de milhões de brasileiros escaparam da pobreza e tornaram-se conhecidos como “a nova classe média”.

“Quão brilhante será o futuro?”, pergunta Carlos Melo, cientista político do Insper. “Todo mundo está esperando por algum tipo de mudança, mas ninguém sabe como ela se parece ou como ela vai acontecer”.

Dez anos atrás o Brasil tornou-se um modelo de desenvolvimento para o resto da América Latina e além. Mas hoje em dia os brasileiros estão questionando tudo. O desemprego está aumentando e a inflação chegou a uma taxa anual de 9,5%, o que está corroendo o poder de compra.

Combinado com um escândalo de corrupção maciça da Petrobras e outras estatais, a crise tem martelado a popularidade da presidente Dilma Rousseff. Seu um único dígito de índice de aprovação é o mais baixo de qualquer líder brasileiro em décadas.

Até mesmo o legado de Luiz Inácio Lula da Silva, mentor e antecessor de Dilma, está manchado. Como presidente durante o “boom”, Lula introduziu crédito fácil que muitos consumidores brasileiros utilizaram sem moderação até a economia entrar em colapso. “Lula nos ensinou a gastar, mas onde isso nos levou?” pergunta a proprietária do café.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]