• Carregando...
Logo do Waze | Waze/Divulgação
Logo do Waze| Foto: Waze/Divulgação

Enquanto você lê este texto, o Google continua com seu projeto de mapeamento grandioso. Tanto que ele não mais se limita à Terra — o serviço hoje mapeia satélites naturais e até outros planetas. Ao mesmo tempo em que avança rumo à “fronteira final”, o Google é um copiloto dos mais competentes nos deslocamentos diários que milhões de pessoas fazem mundo afora, todos os dias.

Leia mais: notícias de negócios e tecnologia

Ao tomar o lugar antes ocupado por aparelhos dedicados (e onerosos) de GPS — e, não raro, pouco confiáveis —, a dupla Google Maps e Waze transformou a navegação assistida por satélite. De uma praticidade extravagante, a ferramenta se tornou algo tão comum e corriqueiro quanto calçar os sapatos para sair de casa. Os dois apps, um criado pelo próprio Google, o outro (Waze) adquirido pela empresa por US$ 1,1 bilhão em junho de 2013, têm mais dicas do que alguém poderia supor ao abri-los.

Com incontáveis atualizações, expansões e acréscimos, os aplicativos se tornaram um canivete suíço prático, mas provavelmente ainda subutilizado por boa parte dos usuários. Para ajudá-lo a extrair o melhor dessas práticas ferramentas gratuitas, seguem abaixo 14 dicas de uso para o Waze e o Google Maps.

Waze

Disponível para AndroidiOS.

Quer a rota mais rápida ou a mais curta? 

Qualquer um que viva em um grande centro urbano sabe bem: o caminho mais curto nem sempre é a mais rápido. Seja como for, o Waze permite que você opte por um ou outro critério de navegação. Para isso, basta acessar o menu “Navegação” e definir o “Tipo” de rota — novamente, “mais curta” ou “mais rápida”.

Evite pedágios, estradas de terra, balsas ou vias expressas 

Opções avançadas no Waze

O Waze traz em suas configurações diversas possibilidades para configuração de rotas. Entre as possibilidades, pode-se instruir o app a evitar pedágios, estradas de terra, vias expressas, balsas e até mesmo conversões difíceis (em cruzamentos sem semáforo, por exemplo). O app também atende ao critério do “rodízio” de veículos, caso a medida seja adotada na sua cidade. 

Mapa personalizado 

Para quem gosta de sempre colocar uma pitada do próprio tempero, o Waze inclui diversas possibilidades de personalização do mapa. Dentro de “Configurações”, vá para “Configurações de Exibição” e escolha entre diversas cores e formatos de carro (seu ícone no mapa). Também é possível determinar quais ícones serão exibidos pela interface.

Altere a voz do guia 

Caso a voz padrão de instruções do Waze comece a irritá-lo após alguns quilômetros, saiba que é possível alterá-la a qualquer momento. Entre as muitas opções incluídas no app, é possível encontrar até mesmo personagens de desenho animado. Basta seguir para “Configurações”, e “Instruções de voz”. Caso nada lhe agrade, também é possível gravar a sua própria voz (ou a de outra pessoa) em “Configurações”, “Instruções de voz” e “Gravar nova voz”. 

Atente que vozes gravadas e de personagens não indicam os nomes das vias.

Alerta para limites de velocidade e faróis 

Mesmo um cidadão particularmente consciente pode se distrair com os vários limites de velocidade que podem ocorrer em uma única via. Mas o Waze também pode dar uma ajuda com isso. Basta definir alertas para excesso de velocidade, disponíveis para quanto o condutor exceder o limite em 5%, 10% ou 15%. Basta entrar em “Configurações”, “Velocímetro” e “Quando mostrar alerta”. Recentemente, o Waze também ganhou um aviso para acender os faróis, conforme determinação de lei federal para tráfego em rodovias (popularmente referida como “Lei do Farol Aceso”).

Postos de combustível 

O Waze também pode dar uma mão na hora de encontrar um posto de combustível nas redondezas. Não apenas isso: também é possível definir o tipo utilizado pelo seu veículo (gasolina, etanol ou diesel), sua bandeira favorita e também selecionar as opções de acordo com os preços – é só buscar por “Postos de combustível” nas configurações do aplicativo. 

Navegação com Spotify 

Spotify conectado ao Waze

Música e GPS em uma única aplicação — eis algo que aquele seu velho GPS provavelmente não faria. As novas versões do Waze trazem a possibilidade de integração com o popular app de música on demand Spotifiy, o que permite controlar sua lista de músicas diretamente na interface de navegação. Vale lembrar, entretanto, que é preciso ter o Sportify instalado no celular — bastando, então, seguir para “Configurações”, “Spotify” e “Conectar Spotify”. Por questões de segurança, entretanto, apenas é possível interagir com o app musical quando o carro estiver parado ou se você for um passageiro. 

Avise que vai se atrasar 

Eis uma dica útil para quem vive correndo atrás dos ponteiros do relógio. O Waze permite que você notifique automaticamente o seus amigos sobre o seu horário previsto de chegada. Ao conceder ao aplicativo acesso à sua lista de telefones, basta selecionar quem deve ser avisado. Em tempo: seus contatos também precisar ter o app instalado no celular.

Rota compartilhada em tempo real 

O Waze permite que você compartilhe seu trajeto em tempo real com alguém – o que pode ser bastante útil para quem costuma dar caronas, por exemplo. Para ativar função, basta iniciar o percurso e clicar sobre o menu no rodapé do aplicativo; por fim, clique sobre “Enviar”. 

Percurso planejado 

Com esta dica, o Waze cumula à função de copiloto também a de assistente pessoal. Dentro das configurações do aplicativo, siga para “Percursos planejados”. Após sincronizar o app com a sua agenda, é possível definir lembretes de passeios ou viagens; o Waze vai calcular automaticamente a hora de partida com base na localização e nas condições de trânsito, sempre em tempo real.

Google Maps

O Google Maps vem pré-instalado no Android e está disponível no iOS via download.

Salvar local de estacionamento 

O Google Maps inclui uma função bastante útil para quem vive se esquecendo do local onde deixou o carro. Após deixar o veículo em uma vaga, toque sobre o ponto azul que indica a localização e selecione “Salvar local de estacionamento”. O ponto será então definido com a legenda “Você estacionou seu carro aqui”. Também é possível acrescntar informações extras, a fim de direcioná-lo até o seu veículo. 

Relembre os locais que visitou 

O Google Maps mantém um registro dos locais que você visita, podendo, inclusive, ajudá-lo a rememorar um dia em particular. No menu principal, siga para “Sua linha do tempo”, toque no ícone do calendário e escolha o dia que gostaria de recordar. Além de mostrar os lugares, o aplicativo exibe também os horários de chegada e saída. 

Compartilhe a sua localização 

Eis uma dica útil até como medida de segurança. No menu principal do app, clique sobre “Compartilhar local”. Basta então selecionar o tempo de duração do compartilhamento e os contatos que devem receber a informação sobre a sua localização atual – sendo possível interromper a ação a qualquer momento.

Peça um Uber ou um 99 

99 ou Uber direto do Google Maps

É possível ter acesso a aplicativos de mobilidade urbana dentro do próprio Maps – sem necessidade de ter os apps originais instalados no celular. Ao buscar uma rota, selecione o ícone de serviços de táxi e insira os locais de origem e destino. Em seguida, opte pela forma de pagamento e clique em “Reservar” para concluir o pedido. (Em tempo: na primeira utilização será necessário adicionar o Uber ou o 99 à conta do Google). 

Leia também: 8 dicas para você usar melhor o aplicativo da Uber

Baixar rotas para navegação offline 

Há locais em que a internet é lenta, ou mesmo onde os dados móveis talvez sejam um tanto mais caros do que o normal. Para esses casos, o Maps permite baixar rotas e mapas, a fim de utilizá-los em modo offline. Para ter acesso à função, basta escolher uma rota e puxar o menu de rodapé do aplicativo, deslizar com o menu de rolagem até o final da lista e marcar a opção “Salvar off-line”. 

Fotos e o tráfego em tempo real 

Antes de rumar para um destino utilizando o Google Maps, é possível dar uma espiada nos arredores. Ao clicar sobre “Mais informações”, você ganha acesso a fotografias (normais e em 360°), vídeos e sites (dependendo do local escolhido). Também é possível coletar informações sobre horários de funcionamento e movimentação de pessoas em tempo real.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]