• Carregando...
 | Divulgação/Uber
| Foto: Divulgação/Uber

Apesar de o aplicativo da Uber se resumir em solicitar corridas, há algumas funcionalidades e dicas pouco conhecidas pelos usuários que podem fazer com que você aproveite melhor os benefícios da plataforma. É possível, por exemplo, avisar amigos e familiares que você pediu uma corrida e compartilhar a sua rota em tempo real com eles.

14 ferramentas úteis, mas pouco conhecidas do Google

10 dicas para usar melhor a Netflix

Confira, abaixo, uma seleção de dicas e funcionalidades da Uber, segundo o próprio aplicativo de transporte:

1. Acompanhe o trajeto de alguém em tempo real 

É possível acompanhar o trajeto de uma corrida da Uber em tempo real. Você pode compartilhar o trajeto da sua corrida com familiares ou amigos ou pode receber uma notificação para acompanhar a corrida de alguém próximo a você. O recurso funciona com uma medida de segurança para os usuários e é útil também para que as pessoas saibam se você vai demorar muito para chegar ao destino final.

Para compartilhar o seu trajeto em tempo real, é muito simples. Depois de entrar no carro, abra o aplicativo e na parte “detalhes da viagem” clique em "compartilhar rota". Uma mensagem padrão com o link da sua rota vai aparecer na tela. Insira o número de celular da pessoa que você quer que acompanhe o seu trajeto.

Pronto! A pessoa selecionada receberá por SMS  um link para acompanhar o seu trajeto em tempo real. Ela precisa ter o aplicativo da Uber instalado no celular. Caso ela não tenha, ela também recebe um link para instalar a plataforma.

Divulgação/Uber

2. Perfil familiar

Você pode criar um Perfil Familiar no aplicativo da Uber. Nesse perfil, você consegue reunir os dados e os números das pessoas mais importantes para você, como amigos e familiares. Assim fica mais fácil compartilhar uma rota em tempo real ou acompanhar a viagem deles e, até mesmo, rachar a corrida (leia a dica 7).

A criação do perfil é feita em Configurações, dentro do Menu. Clique em Adicionar Perfil Familiar e selecione os contatos que você quer adicionar. Assim que eles aceitarem o convite, vocês poderão compartilhar mais facilmente informações sobre corridas e pagamento entre si. 

Divulgação/Uber

3. Agende corridas com um mês de antecedência 

É possível agendar uma corrida com até um mês de antecedência. Abra o aplicativo e na tela inicial clique em “Agendar uma Viagem”. Defina os locais de origem e destino e a data e hora da viagem. Depois, basta confirmar o pedido que um Uber estará esperando por você no dia e o horário agendado. 

Divulgação/Uber

4. Adicione endereços frequentes

Para que você não perca tempo digitando o endereço de lugares frequentes, a Uber criou um recurso para você salvar os seus destinos mais frequentes, como casa e trabalho.

Na aba Configurações, dentro do Menu, é possível adicionar o endereço da sua casa e do seu trabalho. Já em “Eventos do calendário”, é possível colocar os horários e endereços de suas reuniões e compromissos, por exemplo.

Assim, sempre que você acessar a tela inicial do aplicativo, verá como atalho, na parte inferior, os destinos salvos. 

Divulgação/Uber

Divulgação/Uber

5. Identifique preços muito altos

Com o modelo de tarifa dinâmica, uma corrida da Uber pode ficar com preços acima da média. Isso acontece quando há muitas solicitações e poucos motoristas disponíveis para atender aos pedidos.

Para saber se o preço está acima da média, basta inserir o seu destino e ver as opções disponíveis. Em cima de cada preço aparece observações como "preços pouco acima do normal" ou "muito acima do normal". Se puder, espere a demanda esfriar que o preço tende a cair e ficar “dentro do normal”.

Divulgação/Uber

6. Viagens a trabalho

Esta dica é útil para quem utiliza a Uber para viagens a trabalho. É possível criar um Perfil de Trabalho dentro do aplicativo e pagar a corrida usando o cartão corporativo e depois enviar os comprovantes direto para seu e-mail corporativo. 

Para criar o Perfil de Trabalho, o usuário deve acessar o site da Uber e inserir o seu e-mail corporativo na seção Business Profile. Depois, basta seguir os passos que o perfil será ativado.

Reprodução/Site

7. Rache a corrida 

Você não precisa mais arcar com o preço de uma corrida sozinho. O aplicativo da Uber permite que você divida o valor da corrida com até quatro pessoas. Elas só precisam concordar em pagar a corrida para você. Essa opção é útil para grupo de amigos que vão pegar um mesmo Uber e querem rachar o pagamento.

Para rachar a corrida, abra o aplicativo e solicite o seu Uber normalmente. Quando estiver dentro do carro, vá ao menu da viagem e escolha a opção “dividir valor”. Em seguida, coloque os números de telefone das pessoas com quem quer dividir. Elas vão receber uma notificação e então podem confirmar o pagamento.

É possível passar até quatro cartões de crédito diferentes. A Uber cobra um adicional de R$ 0,60 de cada pessoa que está dividindo o valor da corrida.

Divulgação/Uber

8. Crie um evento

Está organizando um evento ou uma festa e quer que todos os seus convidados cheguem ao local de Uber? Basta criar um UberEVENTOS, compartilhar o código para seus convidados usarem e, ao final, pagar a corrida para eles. 

O organizador decide quantas pessoas poderão usar o código promocional, o número de viagens por convidado e valor máximo de cada viagem. É possível determinar, ainda, o local que as viagens podem iniciar e terminar.

Para criar seu evento, acesse o site da UberEVENTOS e clique em Começar. Depois, basta inserir as informações solicitadas e um cartão de crédito para cobrança das corridas. Ao final, você recebe o código do seu evento e basta compartilhá-lo com seus convidados que eles podem usar a Uber sem gastar nada. 

Divulgação/Uber
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]