• Carregando...
 | /Divulgação
| Foto: /Divulgação

Uma versão ampliada do famoso transportador da Airbus com nome de baleia, o Beluga, está programada para fazer seu primeiro voo em meados do ano. O primeiro avião da nova linha chamada de Beluga XL foi retirado da linha de montagem nesta terça-feira (9), com sua fuselagem já montada.

Divulgação

A aeronave, que recebeu o nome por causa de sua semelhança com a baleia branca do Ártico, está aguardando a instalação de seus dois motores antes de iniciar testes no solo, explicou a Airbus.

O Beluga XL baseia-se no jato A330 da Airbus, tornando-o maior do que o modelo existente desenvolvido há duas décadas a partir do A300. Os cinco aviões a serem construídos irão transportar partes de aeronaves entre a base da empresa em Toulouse, França, e outras fábricas da empresa, incluindo Broughton, no País de Gales.

O novo avião é suficientemente grande para transportar de uma vez as duas asas para o mais novo A350. O jato parecerá ainda com uma baleia, trazendo o que o Airbus chama de “sorriso superdimensionado” em toda a sua frente da fuselagem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]