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Fachada de uma loja pop-up da Amazon nos Estados Unidos | Isriya Paireepairit/Flickr
Fachada de uma loja pop-up da Amazon nos Estados Unidos| Foto: Isriya Paireepairit/Flickr

A Amazon, que já é o varejista mais popular entre os adultos nos Estados Unidos, está direcionando suas atenções a um novo grupo demográfico: adolescentes.

Os mais recentes esforços da empresa visam alcançar consumidores de 13 a 17 anos para que comprem produtos em seu site — com a aprovação dos pais. Os adolescentes agora podem fazer login no site e no app da empresa, usando suas próprias contas, para fazer compras e assistir a vídeos por streaming. Os pais, em paralelo, podem aprovar suas compras por mensagens de texto ou definir limites de gastos por compra.

"Como pai de um adolescente, sei como eles desejam independência, mas ao mesmo tempo tem que ser algo equilibrado com a conveniência e a confiança de que os pais precisam", disse Michael Carr, vice-presidente da Amazon Households, em um comunicado. "Nós ouvimos famílias e construímos uma ótima experiência para adolescentes e pais".

Analistas dizem que o mercado adolescente pode ser particularmente lucrativo para a Amazon, na medida em que shopping como Aeropostale, Wet Seal e rue21 entram com pedidos de recuperação judicial e fecham centenas de lojas. Muitos outros varejistas, como a Claire e a Abercrombie & Fitch, também enfrentam dificuldades.

"Os adolescentes são no mínimo tão confortáveis ​​comprando coisas online quanto seus pais, então faz sentido ir atrás deles diretamente", disse Jan Dawson, analista-chefe da Jackdaw, uma empresa de pesquisas em tecnologia. "Este é um movimento que vai fazer as famílias ainda mais para dentro da Amazon, enquanto ao mesmo tempo cultivam futuros membros do [programa de fidelidade] Prime".

A empresa também disse nesta semana que começará a oferecer adesões ao Prime a estudantes universitários por US$ 5,49/mês. (Uma assinatura anual para estudantes custa US$ 49 e para membros regulares, US$ 99.) A Amazon, que teve receita anual de US$ 136 bilhões em 2016, responde por cerca de um terço de todas as vendas online feitas nos Estados Unidos.

Popularidade entre os mais jovens

Os anúncios acontecem no momento em que a Amazon ganha popularidade entre os compradores mais jovens. Cerca de metade (49%) dos adolescentes classificaram Amazon como seu site favorito, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa da empresa financeira Piper Jaffray. Entre outros favoritos adolescentes: Nike, com 6% dos votos, e a American Eagle, com 5%.

Sob o novo programa da Amazon, os adolescentes podem fazer login no site usando suas próprias credenciais. Eles podem fazer compras online, transmitir vídeos e aproveitar as vantagens de membros Prime dos seus pais. A Amazon avisa os pais — seja por mensagem de texto ou email — de qualquer compra. Os pais podem revisar cada item, seu custo e o método de pagamento que está sendo usado ​​antes de finalizar a transação.

"Por padrão, os pais aprovam cada pedido", disse a Amazon. "Os pais recebem notificações detalhadas para cada pedido e podem cancelar e devolver qualquer item de acordo com as políticas da Amazon".

Especialistas em paternidade e desenvolvimento infantil, porém, manifestaram preocupação de que o movimento permita que a Amazon colete mais dados de seus clientes, incluindo o histórico de navegação das crianças e hábitos de consumo. Alguns também se preocuparam em dar às crianças um acesso mais fácil aos cartões de crédito dos pais.

"Estamos essencialmente dizendo aos nossos filhos que eles podem ter o que quiserem, sempre que quiserem", afirmou Betsy Brown Braun, especialista em desenvolvimento infantil e comportamento. "Isso poderia criar um novo conjunto de problemas".

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