• Carregando...
Anúncio do Burger King ativa dispositivos do Google | Divulgação/Burger King
Anúncio do Burger King ativa dispositivos do Google| Foto: Divulgação/Burger King

Um novo comercial de TV do Burger King foi feito especificamente para ativar o Google Home, caixa de som inteligente do Google controlada por voz, nas casas dos telespectadores, além de smartphones rodando o sistema Android. O episódio se soma ao debate sobre o nível de intrusão desses dispositivos.

No anúncio de 15 segundos, um funcionário da Burger King diz: “OK, Google. O que é o hambúrguer Whopper?” Se os espectadores estiverem assistindo ao comercial perto de um Google Home, o comando “OK Google” fará com que o dispositivo leia a entrada do sanduíche na Wikipedia. Os spots de TV serão transmitidos nacionalmente a partir quarta-feira em redes como Spike, MTV e Comedy Central.

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

O comercial é mais um da lista dos que passaram do ponto do Burger King. Em 2015, a cadeia de restaurantes buscou uma “trégua” com o rival McDonald’s, oferecendo a criação de um hambúrguer de paz chamado McWhopper. Ele também trouxe de volta seu mascote assustador, o King, nos últimos anos. O personagem surgiu aapreceu ao fundo durante uma badalada luta de boxe entre Floyd Mayweather e Manny Pacquiao em 2015.

O assalto ao Google Home pode reforçar as preocupações acerca da tecnologia ativada por voz e suas consequências não intencionais. Os dispositivos Echo da Amazon e as Smart TVs da Samsung enfrentaram críticas de grupos de privacidade em relação ao que, das conversas e dados gerados, eram registrados e transmitidos. O Echo, que responde ao comando “Alexa”, também permite que os consumidores comprem produtos rapidamente usando comandos de voz, o que dá margem para pedidos acidentais.

O Burger King, propriedade da Restaurant Brands International, disse que não está colaborando com o Google nessa campanha. Mas a relação pode impulsionar a atenção a um dispositivo que está correndo atrás do Echo. Analistas estimam que o Google distribuiu cerca de 500 mil unidades do Google Home no primeiro trimestre.

“É uma maneira inovadora, e uma ousada, de surpreender nossos consumidores,” disse Jose Cil, presidente da marca de Burger King. A empresa acredita que a interação será “muito positiva”, disse ele.

Uma recessão mais ampla do setor de alimentação nos Estados Unidos está forçando as cadeias de restaurantes como Burger King a competir com mais afinco pelos clientes. Alguns introduziram novos itens ao menu e descontos, enquanto outros aumentaram a publicidade para atrair clientes. O McDonald’s começou a oferecer bebidas especiais de US$ 1 e US$ 2 este mês, enquanto Wendy’s reformulou as lojas e está destacando sua carne fresca.

O Burger King também lançou uma nova versão do seu sanduíche de frango no mês passado e alistou “haters” – pessoas que criticaram o a versão antiga nas redes sociais – para promoverem a nova.

“O Burger King vem fazendo coisas criativas e inovadoras há muito tempo”, disse Cil. “É algo que nos motiva muito.”

Atualização (13/4, às 10h40): Algumas horas após o comercial ir ao ar, o Google desativou o comando nos dispositivos Google Home. Procurada, a empresa não quis comentar o assunto.

Veja o comercial:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]