• Carregando...
Técnico Virtual resolve problemas do telefone fixo e da banda larga sem que o cliente precise falar com um atendente | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Técnico Virtual resolve problemas do telefone fixo e da banda larga sem que o cliente precise falar com um atendente| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A Oi lançou na quarta-feira (3) uma solução que permite ao cliente resolver problemas remotamente. Chamada de Técnico Virtual, o recurso que pode ser acessado pelo aplicativo Minha Oi (Android, iOS) soluciona questões do telefone fixo e da banda larga sem que o cliente precise falar com um atendente. A expectativa da empresa é economizar R$ 250 milhões com essa e outros iniciativas digitais.

Intervenção na Oi surge como última alternativa para evitar colapso nas telecomunicações

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

“A Oi fez no último ano várias iniciativas para avançar na digitalização”, afirma o diretor de operações da Oi, José Claudio Gonçalves. A meta é gerar condições de aumentar a eficiência operacional e garantir a sustentabilidade da companhia, que está em processo de recuperação judicial com dívidas de R$ 65 bilhões.

Segundo ele, o processo mobiliza um por cento da empresa e os 99% restantes estão focados na operação e no futuro da companhia. “Eu faço parte dos 99%. Essas iniciativas, como o técnico virtual, influenciam positivamente este momento”, disse. O executivo descartou demissões de técnicos. Segundo ele, haverá um deslocamento para ações preventivas.

No período de testes, feito na Bahia no ano passado, a solução permitiu que 40% dos pedidos de reparos fossem realizados remotamente. Inicialmente, o Técnico Virtual será utilizado para banda larga e telefone fixo. Num segundo momento, também funcionará para televisão a cabo. Para o executivo, até o final do ano serão um milhão de downloads.

A Oi informou ainda que o tempo médio de espera até a resolução de problemas caiu 44% no primeiro trimestre de 2017 se comparado ao mesmo período do ano passado, e o tempo médio até a instalação de novos serviços caiu 36% na mesma comparação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]