• Carregando...
Apps com o termo “WannaCry” na Play Store, do Android |
Apps com o termo “WannaCry” na Play Store, do Android| Foto:

Há duas semanas, o vírus WannaCry se espalhou pelo planeta, codificando arquivos e exigindo “resgates” em Bitcoins das vítimas para liberá-los. O caso elevou a atenção e o cuidado das pessoas e, alerta a McAfee, tem servido de bode expiatório para a distribuição de apps maliciosos para Android que supostamente defendem o celular do vírus.

Vírus que “sequestra” sistemas se espalha pelo mundo e afeta empresas brasileiras

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Todos os apps que fazem esse tipo de promessa merecem desconfiança por um simples motivo: o WannaCry só afeta computadores rodando o sistema operacional Windows.

O vírus é, para todos os efeitos, um software, ou seja, eles só funcionam em sistemas específicos. Um desenvolvido para Windows não roda no Android, e vice-versa – a menos que o desenvolvedor programe duas versões distintas, uma para cada sistema. Existem vírus do tipo ransomware para Android, mas o WannaCry e suas variantes não afetam esse sistema.

Os riscos dos apps impostores

Anúncio de vírus no Android
McAfee

Em meio a guias, tutoriais, jogos e outros materiais relacionados ao WannaCry, disponíveis na Play Store, a loja oficial de apps para Android do Google, alguns apps se passam por antivírus que protegem o sistema do WannaCry.

Pior que isso é o fato de que alguns desses apps impostores são, eles próprios, vírus. O “WannaCry Ransomware Protection,” por exemplo, segundo a McAfee é, na realidade, um adware, espécie de vírus que, após instalado no Android, passa a exibir popups e anúncios intrusivos (imagem acima).

Outros, como o “Anti WannaCry Virus – Android,” embora não sejam um adware, tampouco fazem qualquer diferença. Nesse caso, ele apenas exibe anúncios na interface que rendem alguns centavos para seu criador.

No iPhone

No iPhone, a política de revisão de apps do iOS impede que apps do tipo sejam disponibilizados aos usuários. Uma pesquisa por “wannacry” na App Store retorna apenas um joguinho que usa o vírus como temática. 

A equipe de pesquisadores da McAfee que descobriu esses apps informou, em um blog, que pediu ao Google para que os retire da Play Store. “Enquanto isso,” finalizam, “os usuários devem se manter atentos a esses tipos de soluções falsas que só elevam os riscos.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]