• Carregando...
Nubank aparece na 12º colocação entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo | Nubank/Divulgação
Nubank aparece na 12º colocação entre as 100 fintechs mais inovadoras do mundo| Foto: Nubank/Divulgação

Duas fintechs brasileiras estão entre as 100 mais inovadoras do mundo, de acordo com a edição 2017 do estudo “Fintech100”, elaborado pela KPMG e a H2 Ventures. O Nubank, que oferece conta e cartão de crédito digital, ocupa a 12.ª posição do ranking e o GuiaBolso, que tem uma plataforma para controle financeiro e também atua com empréstimos, aparece na 48.º colocação. É a segunda vez consecutiva que ambas as empresas aparecem no levantamento.

Na edição do ano passado, porém, o Guia Bolso ocupava a segunda parte do ranking, de classificação 51.ª a 100.ª, que traz as startups “emergentes”. Na edição deste ano, a empresa conseguiu saltar para a primeira parte, das 50 mais inovadoras. Já o Nubank conseguiu subir quatro posições neste ano ao saltar da 16.ª para a 12.º colocação. A Viva Real, que foi listada no ano passado, também do Brasil, ficou de fora da edição 2017 do levantamento.

Em todo o ranking, o país que se destaca é a China, com três fintechs entre as cinco primeiras: a Ant Financial, que também era a primeira da lista em 2016, a ZhongAn Insurance e Qudian. Em número de fintechs listadas, entretanto, sai na frente os Estados Unidos e a Austrália, com 19 e dez representantes, respectivamente. A maioria (32%) das 100 fintechs mais inovadores faz parte do setor de empréstimos, seguida por pagamentos (21%) e mercado de capitais (15%).

Segredo das brasileiras

O Nubank foi um dos pioneiros ao desenvolver um cartão de crédito sem anuidade e gerenciado por aplicativo, inclusive a abertura da conta. A empresa, em pouco tempo, conseguiu crescer e atrair milhões de clientes e se tornou o principal ícone entre as fintechs brasileiras. Em quatro anos de funcionamento, o Nubank já recebeu 13 milhões de pedidos pelo cartão de crédito e tem, atualmente, cerca de 2,5 milhões de clientes ativos. Neste ano, a companhia expandiu a sua atuação e anunciou a sua conta digital, também sem anuidade e gerida pelo aplicativo.

Já o GuiaBolso foi um dos pioneiros ao desenvolver um aplicativo de controle financeiro integrado às contas bancárias. A plataforma puxa automaticamente as movimentações das contas bancárias cadastradas e reúne as informações em gráficos para controle financeiro. O aplicativo também permite que o cliente contrate empréstimos, em uma operação feita em parceira com pequenas e médias instituições financeiras e com taxas mais competitivas que os bancos tradicionais. O aplicativo já tem mais de 3,5 milhões de usuários.

Juntos, Nubank e GuiaBolso já receberam mais de R$ 775 milhões em aportes financeiros e tem mais de seis milhões de clientes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]