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Aplicativo do Banco do Brasil | Reprodução/Facebook
Aplicativo do Banco do Brasil| Foto: Reprodução/Facebook

O Banco do Brasil (BB) começou a testar a opção de fazer transações bancárias não financeiras diretamente pelo Messenger do Facebook, sem precisar recorrer ao internet banking ou aplicativo mobile. Os testes estão sendo feitos com mil clientes e um grupo de funcionários que têm acesso a extrato da conta corrente e informações sobre cartão de crédito, tudo pelo serviço de bate-papo do Facebook. A previsão é abrir a ferramenta para todos os clientes depois do período de testes.

Os clientes selecionados já podem a partir desta quinta-feira (22) consultar o extrato da conta corrente e informações sobre cartão de crédito, como fatura, solicitação de 2.ª via e liberação para uso do plástico pelo Messenger do Facebook, apenas informando seus dados. O atendimento é feito pela plataforma Watson, como é chamada a inteligência artificial da IBM. Nos próximos dias, serão liberadas as consultas de saldo e extrato da poupança e extrato de fundos de investimento.

Por enquanto, estão previstas somente transação bancárias não financeiras. A ideia é adicionar outros serviços utilizados com frequência por clientes à ferramenta. O banco também quer liberar a funcionalidade para toda a sua base de clientes, mas, por enquanto, ainda não há um prazo para isso acontecer.

Chatbot já é usado há um ano

O Banco do Brasil começou a utilizar a plataforma Watson há um ano para tirar dúvidas e responder a solicitações de clientes. Em agosto, passou a prestar esse serviço via Messenger do Facebook. O robô usa técnicas de inteligência artificial para responder em linguagem natural. Ele é treinado por funcionários do banco e depois continua aprendendo continuamente de acordo com as interações e dúvidas dos usuários.

Segundo o Banco do Brasil, foram mais de 500 mil interações e cerca de 60 mil clientes respondidos com informações sobre os mais diversos temas via Messenger. A interação com o robô representa 70% dos atendimentos feitos pelo BB no Facebook. Quando é necessário algum tipo de interação humana, o atendimento é encaminhado para funcionários do banco.

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