• Carregando...
Cabo submarino Marea | Mark Malijan/RUN Studios
Cabo submarino Marea| Foto: Mark Malijan/RUN Studios

O cabo submarino de Internet de maior capacidade a cruzar o Oceano Atlântico está pronto. Chamado Marea, ele conecta a cidade de Virginia Beach, nos Estados unidos, a Bilbao, na Espanha, tem capacidade de 160 terabits por segundo e contou com investimentos do Facebook e da Microsoft para ser construído.

Segundo a Microsoft, o novo cabo permite 71 milhões de streamings de vídeo em alta definição simultâneos. A alta capacidade é especialmente importante porque a rota em questão é uma das mais requisitadas do planeta — transporta 55% mais dados que as presentes no Pacífico e 40% mais que a rota que liga os Estados Unidos à América Latina. O cabo usa um novo design “aberto” que possibilitará, no futuro, atualizações para velocidades ainda maiores. 

LEIA: Brasil terá 16 cabos submarinos até 2019 para transmissão de dados

Desenvolvido e implementado pelo Facebook, Microsoft e a empresa de infraestrutura de telecomunicações Telxius, tem mais de 6400 km e está a uma profundidade média de 3,35 km. Ele é um pouco mais grosso que uma mangueira de jardim e comporta oito pares de cabos de fibra óptica envoltos em cobre, uma camada protetora de plástico rígido e um revestimento à prova d’água. Próximo às costas, o cabo foi enterrado para protegê-lo de peixes e embarcações, mas na maior parte do trajeto ele fica no solo do oceano. 

Da concepção do design até a conclusão da obra, o Marea foi finalizado em menos de dois anos. Ele deverá estar totalmente operacional no início de 2018. A Microsoft diz que o cabo é um reforço para as crescentes demandas por mais banda de Internet e para manter a resiliência da rede em face dos desastres naturais, como os furacões que atingem o sudeste dos Estados Unidos com frequência cada vez maior.

Veja algumas fotos do Marea:

Cabo Marea enrolado dentro de uma embarcaçãoMark Malijan/RUN Studios

Cabo dentro da embarcação, por outro ânguloMark Malijan/RUN Studios

Operário faz ajustes no cabo MareaMark Malijan/RUN Studios

Cabo Marea visto por outro ânguloMark Malijan/RUN Studios
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]