• Carregando...
Funcionários da Volvo buscam pontos de economia na fábrica de motores | Marcelo Andrade
Gazeta do Povo
Funcionários da Volvo buscam pontos de economia na fábrica de motores| Foto: Marcelo Andrade Gazeta do Povo

A Volvo do Brasil realizou, na última quarta-feira (3), uma caça ao tesouro diferente. Em vez de moedas de ouro, os funcionários da empresa inspecionaram a fábrica de motores em busca de oportunidades para economizar energia. A brincadeira já garante à empresa uma economia de R$ 1,6 milhão por ano.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Parte dos esforços decorrentes de um compromisso global assinado com a WWF, organização não governamental que atua na conversação do meio ambiente, a “caça ao tesouro da energia” da Volvo é um dia em que funcionários se reúnem para procurar por soluções gratuitas ou de baixo custo que ajudem a economizar energia e, consequentemente, reduzir as emissões que contribuem para o aquecimento global. 

Em busca de oportunidades 

Marcelo Andrade Gazeta do Povo

As equipes compostas para as caças são multidisciplinares. Elas contam com pessoal de manutenção elétrica e mecânica, engenheiros de produção, profissionais especialistas em meio ambiente e os chamados “pontas de estrela,” referências dentro das equipes convidados por conhecerem muito bem o processo dos locais onde a caça ocorre. 

A cada edição do evento, os participantes mudam. Carolina Bedran, engenheira de meio ambiente responsável por coordenar os esforços em eficiência energética na Volvo, explicou o processo: "Pode até ser engraçado, mas um pequeno vazamento ali, de ar comprimido, ele [um funcionário] coloca um saco plástico e o cronometra. Depois, a gente anota tudo e tem uma planilha que diz quanto de energia e dinheiro conseguiremos reduzir com essa melhoria.” 

O evento teve duração de cinco horas, das 14h às 19h, e compreendeu dois períodos distintos, um com a fábrica em atividade e outro, com ela parada. para Jorge Marquesini, presidente industrial da Volvo do Brasil, a caça é um “pente fino” que complementa ações mais amplas implementadas anteriormente na fábrica. 

Um exemplo simples que explica a mentalidade por trás da iniciativa foi dado por Leandro Fernandes, técnico de engenharia de manutenção que liderou essa última caça ao tesouro: “A iluminação [do local onde ficam as bombas que alimentam a refrigeração das máquinas] normalmente fica apagada. Só ficam algumas lâmpadas de emergência acesas porque aqui é uma área que fica sempre vazia.” 

A caça ao tesouro é uma das metodologias adotadas pela Volvo para atingir as metas estipuladas pelo acordo com a WWF. Segundo a empresa, entre agosto de 2015, quando o programa foi iniciado, o final de 2016, houve uma redução de 410 MWh/ano no consumo de energia. 

Conscientização fora do ambiente de trabalho 

Marcelo Andrade Gazeta do Povo

Carolina citou o ganho secundário que a caça ao tesouro da energia proporciona: a conscientização dos participantes que vai além do ambiente profissional: "você vai para casa e pensa, 'será que não posso substituir essa lâmpada por uma LED? Será que não consigo desligar da tomada aquele equipamento que fica meses em stand by e que eu só uso duas vezes por ano?' Você começa a incorporar a cultura do meio ambiente no seu dia a dia." 

Com isso, completa, “todo mundo ganha: a empresa com a redução de custos, o meio ambiente com redução do consumo e das emissões, e o time também, que acaba envolvendo mais pessoas nessa atividade. Você tem mais pessoas com essa consciência ambiental."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]