• Carregando...
Cobasi vai inaugurar segunda loja em Curitiba em 2018. | Antônio More/Gazeta do Povo
Cobasi vai inaugurar segunda loja em Curitiba em 2018.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Depois de abrir 17 lojas em 2017 e entrar em três novas cidades, a Cobasi, uma das maiores redes varejistas de produtos para animais de estimação, vai manter seu plano agressivo de expansão em 2018. A empresa espera abrir de 20 a 25 novas lojas neste ano, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, onde conta com poucas unidades. A rede também vai integrar seus canais de venda físicos e on-line para ganhar produtividade. Ao final, espera crescer 20% no ano, considerando as novas unidades, e bater a marca de R$ 1 bilhão de receita bruta.

A Cobasi aproveitou a crise econômica, iniciada em 2014, para acelerar o seu plano de expansão para outras praças, iniciado em 2010 com a abertura de uma unidade no Rio de Janeiro. A rede, que até então estava concentrada em São Paulo, cidade onde foi fundada há 32 anos, se beneficiou da sua saúde financeira saudável para encontrar terrenos com bom custo benefício e levar o seu conceito de “shopping para animais”, ou seja, de megalojas para animais de estimação para outros estados do país.

Abertura de 20 a 25 lojas em 2018

Somente no ano passado, a rede abriu 17 lojas e entrou em três novas cidades: Londrina (PR), Canoas (RS) e Brasília (DF). A Cobasi tem atualmente 62 unidades e está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. O objetivo da rede é manter esse ritmo de abertura de lojas em 2018, com a inauguração de 20 e 25 novas unidades, principalmente nas regiões Sul e Centro-Oeste, onde conta com, respectivamente, cinco e dois estabelecimentos. Por enquanto, a empresa não tem planos de expandir para o Norte e Nordeste.

Uma das primeiras lojas que devem ser inauguradas em 2018 é a segunda unidade em Curitiba. A empresa já terminou a construção de uma megaloja de 4 mil metros quadrados na Linha Verde, na região do Prado Velho, próximo ao Colégio Medianeira, e espera a liberação de documentos legais para trazer os produtos de São Paulo e abrir a unidade. A loja vai contar com 20 mil produtos, venda de aves, serviços de tosa e banho e clínica veterinária.

A gerente de marketing da Cobasi, Daniela Bochi, afirma que a marca e o conceito de “pet shop gigante” vem sendo bem aceito nas cidades em que a empresa está entrando. Ela destaca que, normalmente, os clientes já conhecem a marca de São Paulo, o que facilita a entrada em novos mercados, pois já há a expectativa do público para abertura de um mega pet shop.

E-commerce

Além da expansão física, a companhia vai investir no seu e-commerce. A empresa fazia, até então, a gestão do seu e-commerce separada das lojas físicas, ou seja, o site da Cobasi atuava como uma unidade de negócio separada, com equipe, estratégia e investimentos próprios.

Agora, a Cobasi vai integrar seu e-commerce e suas operações físicas. Eles vão funcionar com a mesma equipe e ter uma estratégia conjunta de investimento, operação, marketing e logística. O objetivo é reduzir os custos e melhorar a eficiência do canal on-line.

O processo de integração já começou e conta com a parceria da empresa Omni55. Daniela afirma que os primeiros resultados visíveis ao consumidor devem aparecer dentro de 100 dias, com a implantação do Retire na Loja, ou seja, o cliente vai poder comprar pela internet e retirar o produto em qualquer loja Cobasi. O e-commerce da rede já faz entregas para todo o país.

A expectativa é que as vendas on-line alcancem até 30% da receita da rede no futuro. Hoje, elas respondem por 5%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]