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 | Marcelo AndradeGazeta do Povo
| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Com a popularização do transporte particular de passageiros e o aumento da concorrência entre as empresas, os principais aplicativos de transporte lançaram programas de fidelidade para atrair e reter clientes. As vantagens vão desde créditos e descontos até acesso aos melhores motoristas.

A Easy é a única empresa que exige pagamento mensal para ter direito ao clube, enquanto Uber e Cabify estabelecem um número mínimo de corridas para ter acesso ao benefício. No caso da Easy e da Cabify, as vantagens estão nos descontos e créditos em corridas. Já na Uber, a única vantagem é ter acesso aos motoristas melhores avaliados na plataforma.

O funcionamento dos programas, porém, é informal. Eles não são associados à Associação Brasileira das Empresas de Mercado de Fidelização (Abemf) e não seguem as mesmas regras dos tradicionais programas de pontos e milhas de companhias aéreas, operadoras de cartão de crédito e bancos.

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O que a empresas de transporte fizeram foi usar da mesma lógica de um programa de pontos e milhas para oferecer vantagens aos passageiros, com o objetivo de atrair novos clientes e fidelizar os consumidores. Mas as regras dos programas de fidelidade dos aplicativos de transporte podem mudar a qualquer momento, assim como os próprios programas podem ser encerrados.

Confira, abaixo, como funciona os programas de benefícios de três das principais empresas de transporte privado do país:

UberX VIP

A nova categoria da Uber, o UberX VIP, funciona como um programa de fidelidade. Essa categoria conecta os passageiros mais frequentes da plataforma aos motoristas melhores avaliados.

Para ser um passageiro VIP, é preciso fazer, pelo menos, 20 corridas pela Uber em um mês, em qualquer categoria (UberX, UberSELECT ou Uber Black). Pedidos no UberEATS, que foi lançado nesta quinta-feira (14) em Curitiba, também contam. 

Após chegar a 20 corridas em um mês, o passageiro se torna VIP e pode usar o benefício durante o mês seguinte. A principal vantagem é ter acesso aos motoristas mais bem avaliados da plataforma. 

Para usar, basta acessar o aplicativo da Uber e selecionar a modalidade UberX VIP para pedir uma corrida. Assim, somente os motoristas que têm as melhores avaliações vão poder aceitar a corrida. O preço será o mesmo cobrado em uma corrida normal do UberX e o carro pode demorar mais para chegar ao cliente, já que o número de motoristas habilitados para o UberX VIP é inferior às outras categorias. 

Vale relembrar que esta modalidade estará disponível somente para quem fez 20 corridas ou mais no mês anterior e a vantagem funciona apenas durante um mês. Para ativá-lo novamente, é preciso completar mais 20 corridas em um único mês. O serviço está disponível nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. 

Purple Card

Na Cabify, o programa de fidelidade é chamado de Purple Card. Ele é válido para os passageiros que mais utilizam a plataforma e oferece créditos em corrida, atendimento prioritário e ingressos para eventos.

Para ser um Purple Rider, como é chamado o passageiro que tem direito ao programa de fidelidade, é preciso fazer, pelo menos, 35 corridas por mês, ter seus dados atualizados no aplicativo e se tornar um avaliador oficial da plataforma, sugerindo melhorias no serviço.

Atendendo a esses requisitos, o usuário passa a receber mensalmente R$ 100 reais em crédito para corridas na Cabify. No mês de aniversário, o usuário ganha um crédito extra de R$ 40. Os créditos não expiram. 

Outras vantagens que o Purple Card oferece aos clientes são atendimento prioritário, desconto com empresas parceiras e ingressos para eventos. No caso dos dois últimos benefícios, eles são cedidos através de parcerias com empresas diversas e não são fixos, como os créditos e o atendimento prioritário. 

Assim como acontece no UberX VIP, o Purple Card funciona somente para quem faz mais de 35 corridas por mês. Ao deixar de atender esse requisito, o cliente perde direito ao benefício.

O programa está disponível para sete cidades paulistas: São Paulo, Campinas, Santos, São Vicente, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Santo André. Não há previsão para estreia em Curitiba.

Club Easy

O programa de benefícios da Easy é o Club Easy. Ele é um plano mensal que precisa ser pago pelo passageiro para ter direito a corridas com descontos e prioridade no atendimento. Ao aderir a um dos planos, o passageiro terá direito a um determinado número de corridas com desconto durante 30 dias.

São três opções de planos disponíveis. No plano ouro, que custa R$ 99,90 por mês, o usuário terá disponível 30 corridas com desconto fixo de R$ 6 em cada uma delas. O plano prata oferece 20 corridas com R$ 5 fixos de desconto em cada viagem. O preço do plano prata é de R$ 49,90 mensais. E o plano bronze, o mais barato, que custa R$ 24,99 por mês, dá dez corridas com R$ 4 de desconto fixo. 

Os assinantes do Club Easy também têm atendimento prioritário e acesso a parcerias exclusivas. No caso das parcerias, assim como acontece no Purple Card, da Cabify, os benefícios são criados em conjunto com empresas diversas e não são fixos, como os descontos e o atendimento prioritário. 

A Esay afirma que um usuário economiza até R$ 80 por mês ao aderir a um dos planos de fidelidade da empresa. O serviço está disponível em todas as cidades que a empresa atua. 

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