• Carregando...
 | /
| Foto: /

Uma máquina construída pela Alphabet, companhia-mãe do Google, derrotou oficialmente o melhor jogador do mundo do antigo jogo de tabuleiro Go, em uma demonstração decisiva da capacidade de a inteligência artificial dominar algumas das atividades humanas mais complexas.

O AlphaGo superou Ke Jie, de 19 anos, prodígio chinês que se gabou há um ano de que a inteligência artificial nunca poderia vencê-lo em um jogo que ele joga profissionalmente desde os 10 anos. Mas nesta quinta-feira (25), o número um do mundo perdeu sua segunda partida de uma série de três do jogo na cidade turística de Wuzhen, na China.

A vitória, que ocorreu durante uma conferência de uma semana dedicada à IA, é uma demonstração de força para a Alphabet, uma vez que a companhia tenta encontrar uma maneira de oferecer seus serviços em solo Chinês. Os serviços mais populares da gigante de busca, do Gmail ao YouTube, estão bloqueados pelas autoridades chinesas desde 2014.

O Go, inventado na China há mais de 2.000 anos, é uma batalha por território envolvendo a colocação de pedras brancas ou pretas em uma grade. O sucesso do AlphaGo surpreendeu os especialistas, que acreditavam que levaria uma década até que a IA pudesse vencer os melhores jogadores profissionais do jogo.

Ke empregou uma estratégia ambiciosa, abrindo várias frentes através do tabuleiro em um movimento que os comentaristas disseram ser uma tentativa de tirar vantagem da preferência do AlphaGo pela segurança em vez da conquista de mais pontos. Mas o computador gradualmente captou oportunidades e ganhou um grande bloco de território que teria sido difícil de romper.

O jogador chinês declarou o AlphaGo um “deus” do jogo depois de sua primeira derrota na terça-feira.Embora os resultados finais tenham sido relativamente equilibrados, os especialistas disseram que isso foi em grande parte porque AlphaGo jogou defensivamente para sustentar uma vitória quase segura.

O presidente executivo da Alphabet, Eric Schmidt, e um quadro de funcionários do governo chinês de nível médio deram início à cúpula em Wuzhen nesta semana. Especialistas do Google e proeminentes acadêmicos locais trocaram notas enquanto executivos promoviam a experiência do Alphabet em IA e outras tecnologias, incluindo chips que aceleram o treinamento de sistemas de computador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]