• Carregando...
Airbus C295 será usado para busca e regaste pela Força Aérea Brasileira | Divulgação/Airbus
Airbus C295 será usado para busca e regaste pela Força Aérea Brasileira| Foto: Divulgação/Airbus

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu nesta semana a primeira das três aeronaves de busca e resgate que comprou da Airbus. O avião modelo C295 posou na base militar de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (3) e passou pelo tradicional batismo militar. Agora, ele será integrado aos 12 Airbus C295 já existentes para atuar com transporte tático e vigilância marítima e terrestre.

Veja o vídeo do batismo militar

Veja as especificações técnicas do Airbus C295

Airbus C295 chegando na base militar de Campo GrandeDivulgação/FAB

A FAB encomendou em 2014 três aeronaves modelos C295 da Airbus configuradas para busca e salvamento. A primeira só ficou pronta agora e foi apresentada oficialmente em junho para o órgão de defesa brasileiro, em Sevilha na Espanha.

Depois da apresentação oficial, a aeronave saiu pelo mundo em um tour de demonstração. O avião passou por 15 países e fez demonstrações formais na Tailândia, Vietnã, Malásia, Filipinas, Coreia do Sul, Canadá e México. A viagem durou cinco semanas e o desempenho da aeronave foi considerado 100% satisfatório.

Nesta quinta-feira (3), o Airbus C295 finalmente posou na base militar de Campo Grande. A aeronave passou pelo tradicional batismo militar, que é obrigatório antes de ela atuar na sua função de busca e salvamento. Confira o vídeo do batismo, feito pela FAB:

Agora, o avião será integrado a atual base de 12 aeronaves de busca e salvamento da Força Aérea. Ele será operado pelo Esquadrão Pelicano (2º/10º Grupo de Aviação), que tem base em Campo Grande, e poderá atuar em todo o Brasil. 

O novo avião permitirá que a FAB faça buscas monitorando as ondas de calor em ambientes como Pantanal, Amazônia e Caatinga. Será possível, por exemplo, detectar uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar. O tempo de busca usando essa tecnologia é menor do que os modelos mais antigos de salvamento. 

Conheça mais algumas das características do C295, segundo material produzido pela Airbus:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]