• Carregando...
A paranaense Copel está entre as 150 empresas brasileiras mais inovadoras do país.  | IVONALDO ALEXANDRE/GAZETA DO POVO
A paranaense Copel está entre as 150 empresas brasileiras mais inovadoras do país. | Foto: IVONALDO ALEXANDRE/GAZETA DO POVO

O Paraná é sede de oito das 150 empresas mais inovadoras com atuação no Brasil. São empresas dos setores de bens de consumo, farmacêutico, agronegócio, energia elétrica e serviços que priorizam o investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e que estão conseguindo colher os resultados dos seus investimentos. Os dados fazem parte do Anuário Valor Inovação, ranking elaborado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria PwC.

Confira o ranking das empresas inovadoras com sede no Paraná

Confira o ranking completo das 10 empresas mais inovadoras do Brasil

Líder

Segundo o ranking, a empresa com sede no Paraná mais bem colocada é o Grupo Boticário. O grupo está na sexta colocação nacional, atrás apenas da Embraer, Whirpool, 3M Brasil, Natura e Bradesco. É a segunda vez consecutiva que a empresa paranaense aparecer em sexto lugar.

Ela ganha destaque no ranking por investir de 3% a 4% da sua receita líquida em inovação. Apesar de não relevar o seu lucro, o Grupo Boticário faturou no ano passado R$ 11,4 bilhões, um aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. Ele está apenas atras da Unilever e da Natura em seu segmento e detém 10,6% do mercado de saúde, beleza e higiene do Brasil.

Na sede em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, o grupo possui um centro de P&D e conta com 250 funcionários dedicados a pensar e a propor soluções inovadoras para os negócios da companhia. A empresa tem, ainda, 23 patentes registradas no Brasil e cinco no exterior.

O ranking

O Paraná tem, além do Grupo Boticário, outras sete empresas na lista. O número é ainda maior se considerarmos aquelas empresas que não consideram a sua sede do estado, mas tem fábrica ou unidade no região. É o caso, por exemplo, da Ambev e Mondelēz.

As empresas que participaram da pesquisa, elaborada pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria PwC, foram avaliadas nos seguintes requisitos, entre outros: investimento das companhias em P&D/Inovação; tipos de inovação desenvolvidos; número de patentes e centros de pesquisa; quantidade de funcionários dedicados à P&D; e resultados alcançados.

Confira, abaixo, a lista com as oito empresas com sede no Paraná que estão entre as 150 mais inovadoras do Brasil. As informações são do anuário Valor Inovação. 

Empresa Setor Sede Colocação estadual Colocação nacional
Grupo Boticário Bens de consumo PR
Adama Brasil Agronegócio PR 35º
Electrolux Bens de consumo PR 52º
Sanepar Serviços PR 86º
Aker Solutions Engenharia e infraestrutura PR/RJ 91º
Volvo Automotivo  PR 100º
Copel Energia elétrica PR 128º
Prati-Donaduzzi Farmacêutico PR 147º

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]