• Carregando...
 | Dimitry MiroliubovFlaticons
| Foto: Dimitry MiroliubovFlaticons

PDF é um formato digital de documentos popular pelas suas características: além de manter a formatação dos arquivos em qualquer dispositivo, ele oferece recursos avançados como assinatura digital e preenchimento de formulários. O único problema é a dificuldade em fazer edições e ajustes nos arquivos. Um pequeno site criado na Suíça se propõe a facilitar essas tarefas — gratuitamente.

SIGA @gpnovaeco no Twitter

LEIA notícias de negócios e tecnologia

Chamado Smallpdf.com, ele foi criado em 2013 por três amigos que enfrentavam dificuldades em diminuir o tamanho de um arquivo PDF. Juntando as suas habilidades, que vão de design à programação, o trio criou uma ferramenta simples para comprimir PDF.

Posteriormente, eles viram que havia demanda pela função e por outras, e trabalharam para expandir a ferramenta. Hoje, o Smallpdf.com oferece 16 serviços relacionados a arquivos PDF. Ele converte para imagens e arquivos do Office (Word, Excel, PowerPoint), torna editável um PDF, divide ele em dois arquivos, junta dois arquivos em um só, desbloqueia arquivos protegidos e até muda a orientação (de paisagem para retrato, por exemplo).

A interface é simples, basta clicar no ícone da função desejada e enviar o(s) arquivo(s) que deve(m) ser trabalhado(s). Outra alternativa é trabalhar com arquivos diretamente do Google Drive ou Dropbox. Ao final do processo, o site informa o resultado dele e oferece um link para baixar o novo arquivo

O Smallpdf.com é gratuito, mas com limitações. Sem pagar nada, ele exibe anúncios e limita a duas ações por hora. A modalidade Pro custa US$ 6 por mês (ou US$ 48 ao ano) e, além de remover anúncios e limites, traz outras vantagens como ferramentas extras para otimizar o fluxo de trabalho e remoção do limite de tamanho dos arquivos.

Sem nunca ter recebido financiamento externo, o Smallpdf.com se sustenta com anúncios e usuários pagantes. É um site pequeno, simples e que faz muito bem o que se propõe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]