• Carregando...
Embraco foi fundada em Joinville (SC) em 1971 como uma fabricante de refrigeradores | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Embraco foi fundada em Joinville (SC) em 1971 como uma fabricante de refrigeradores| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

A fabricante americana Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, vendeu sua subsidiária brasileira Embraco para a indústria japonesa Nidec por US$ 1,08 bilhão. A Embraco, com sede em Santa Catarina, é líder na produção de compressores para refrigeradores. O negócio foi anunciado nesta terça-feira (24) e a transação, que está sujeita à aprovação dos órgãos reguladores, deve ser concluída até o início de 2019.

A Embraco foi fundada em Joinville (SC) em 1971 como uma fabricante de refrigeradores. Como, na época, a empresa conseguiu ser pioneira no país ao criar uma tecnologia própria para fabricação dos aparelhos, ganhando participação relevante no mercado nacional e internacional, chamou a atenção da americana Whirlpool, que comprou a brasileira em 1997.

Desde então, a Embraco se tornou líder na fabricação de compressores herméticos para refrigeração. A companhia tem 11 mil funcionários espalhados pelas oito fábricas globais localizadas no Brasil, Itália, China, Eslováquia e México, além de escritórios comerciais nos Estados Unidos e na Rússia.

Toda esse estrutura foi vendida nesta terça-feira (24) para a japonesa Nidec, líder mundial na produção de motores elétricos. Somente a fábrica da Embraco na Itália não passará para as mãos da Nidec, pois a unidade será fechada ainda neste ano, dependendo apenas de acordos com sindicatos e autoridades locais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]