• Carregando...
 | ThyssenkruppDivulgação
| Foto: ThyssenkruppDivulgação

A Thyssenkrupp inaugura hoje (22), em sua torre de testes em Rottweil, na Alemanha, a primeira operação do MULTI, um novo sistema de elevadores que dispensa cabos, abriga diversas cabinas em trânsito simultâneo e pode se mover também na horizontal.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

O MULTI lembra um sistema de metrô dentro dos prédios. Em vez de cabos, as cabinas se movimentam por trilhos que, em alguns pontos rotacionam 90º, permitindo o trânsito horizontal delas. A segurança é garantida por um sistema de freios de vários níveis redundantes.

Segundo a Thyssenkrupp, o MULTI pode atingir uma capacidade de transporte até 50% maior, reduzir o gasto com energia em até 60% em relação a elevadores convencionais e ocupar 25% menos espaço. E por permitir o trânsito horizontal e não ter limitações de altura, seu uso pode impulsionar uma nova fase na arquitetura moderna de grandes construções nas cidades.

Veja o funcionamento do MULTI:

A Thyssenkrupp classifica o MULTI como “uma das inovações mais avançadas do setor do século XXI.” Antony Wood, diretor executivo do Conselho sobre Edifícios altos e Habitat Urbano (CTBUH), foi além: "Este é talvez o maior desenvolvimento na indústria de elevadores desde a invenção do elevador há cerca de 165 anos.”

A inauguração do MULTI em Rottweil será na torre de testes da empresa, que tem 246 metros e conta com 12 poços para testes com velocidade de viagem de até 18 metros por segundo. Três desses poços serão usados para o teste do MULTI. A solenidade terá a presença de 200 representantes da indústria, incluindo Andreas Schierenbeck, CEO da Thyssenkrupp; Coen van Oostrom, CEO da OVG Real Estate, e Antony Wood, diretor executivo do CTBUH.

A OVG Real Estate, empresa de negócios imobiliários com grande atuação na Europa, aproveitará a ocasião para assinar o primeiro contrato comercial do MULTI. A empresa pretende instalar o MULTI em seu novo empreendimento, um prédio no East Side Tower, em Berlim, Alemanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]