• Carregando...
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook | OnInnoavation (Musk)/John Adams (Zuckerberg)​Flickr
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, e Mark Zuckerberg, CEO do Facebook| Foto: OnInnoavation (Musk)/John Adams (Zuckerberg)​Flickr

É raro – se não inédito –alguém questionar as habilidades cognitivas de Mark Zuckerberg. O CEO do Facebook e ícone das redes sociais frequentemente é elogiado por seu raciocínio crítico e visão global, qualidades que o ajudaram a manter seu reinado em uma das empresas mais bem sucedidas do mundo.

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

No entanto, na terça-feira (25), o CEO da Tesla e colega bilionário Elon Musk disse no Twitter que o nível de compreensão de Zuckerberg a respeito da ameaça que a inteligência artificial (IA) representa é "limitada".

No Vale do Silício, pelo menos, essas palavras são declarações de guerra entre os titãs da tecnologia.

A mensagem de Musk foi uma resposta a uma transmissão ao vivo do Facebook que Zuckerberg fez durante um churrasco de quintal, quando ele foi questionado sobre as estridentes advertências de Musk em torno da IA. Musk escreveu: "Eu conversei com Mark sobre isso. Sua compreensão do assunto é limitada". Sem mencionar Musk pelo nome, Zuckerberg chamou tais avisos de "realmente negativos" e "bastante irresponsáveis".

Visões opostas da inteligência artificial

Enquanto esperava seu fogão a lenha terminar de assar um pedaço de carne, Zuckerberg apresentou uma série de questões, inclusive sobre oportunidades econômicas e o futuro da IA.

“Acho que as pessoas que são negativas e tentam exagerar cenários apocalípticos… Não entendo. É realmente negativo e, de certa forma, acho que é bastante irresponsável", disse Zuckerberg, que também argumentou que as pessoas "podem construir coisas e melhorar o mundo".

Zuckerberg apontou algumas das maneiras pelas quais ele acredita que a IA pode salvar vidas, como ajudar a melhorar a segurança dos carros autônomos e no diagnóstico de doenças. Ele argumentou que a tecnologia pode ser usada para o bem ou para o mal e que é cabe aos inventores serem cautelosos na inovação.

"Mas as pessoas que defendem a desaceleração do processo de construção da IA, eu apenas acho isso realmente questionável", acrescentou. "Passo muito tempo tentando entender isso. Se você é contrário à IA, então você é contrário a carros mais seguros que não sofrerão acidentes e contra a capacidade de diagnosticar melhor as pessoas quando eles estão doentes".

A Musk tem alertado sobre o risco de IA há anos. No alerta mais recente, disse a um grupo de políticos neste mês que eles precisam começar a regular a inteligência artificial, que ele chamou de "risco fundamental para a existência da civilização humana".

Pressionado para passar orientações concretas, Musk disse que o governo deve entender melhor a IA antes que seja tarde demais.

"Uma vez que haja consciência, as pessoas terão muito medo, como deveriam ter", disse Musk. "A IA é um risco fundamental para o futuro da civilização humana de forma que os acidentes de carro, quedas de aviões, remédios mal feitos ou alimentos ruins jamais foram. Eles eram nocivos para um conjunto de indivíduos na sociedade, mas eles não eram prejudiciais para todos os indivíduos."

A alfinetada de Musk em Zuckerberg no Twitter rendeu milhares de retweets e curtidas. Musk disse, sem seguida, que um "filme sobre o assunto" será lançado "em breve", mas não forneceu detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]