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Portas vendidas no e-commerce. | Pormade/Divulgação
Portas vendidas no e-commerce.| Foto: Pormade/Divulgação

Com menos de 60 mil habitantes, União da Vitória, a 240 km da capital paranaense, é a casa da melhor média empresa para se trabalhar no Paraná e 5.ª melhor do Brasil, de acordo com o ranking Great Place to Work (GPTW) de 2017. Criada em 1939, a Pormade é líder nacional na fabricação de portas prontas e acessórios, como batentes e rodapés, e responsável por um terço das portas vendidas ao setor de engenharia e construção no país. Com a marca já consolidada entre as empresas especializadas do segmento, a Pormade começou, em 2016, a buscar também o consumidor final, quando inaugurou sua primeira loja física, em sua cidade de origem, e lançou um e-commerce próprio.

A Pormade surgiu como um negócio familiar. Em 1939, um tio de Cláudio Zini, atual diretor-presidente da Pormade, abriu uma marcenaria que construía esquadrias, portas e janelas externas. Zini estudou Engenharia Civil e, depois de formado, chegou a trabalhar dois anos na construção de estradas, mas acabou cedendo à insistência de sua mãe, que pedia para que ele trabalhasse na loja da família. Em 1976, Zini tomou a frente dos negócios, onde está até hoje.

O empresário conta que a grande mudança na Pormade veio de uma viagem que ele fez ao Japão, em 1988, onde conheceu modelos de gestão participativa e percebeu que era hora de aplicá-los em sua empresa. Ao retornar, criou os dez valores que guiam a Pormade até hoje. Já naquele momento, iniciava-se um modelo de gestão diferenciado, e que tinha a tecnologia e a inovação como um dos motes. “Nosso quarto valor diz que inovar é errar, mas sem perder as esperanças. Não existe inovação sem uma ‘montanha de lixo’, e as pessoas precisam ter a liberdade, dentro das empresas, de errarem e corrigirem o erro”, acredita Zini.

Em busca do consumidor final

Até 2016, a Pormade vendia suas portas diretamente às construtoras. Os executivos sentiam, porém, que havia espaço para expandir o negócio e chegar ao consumidor final, sem intermediários. “Acredito que com o poder da comunicação e da internet, tudo que existe entre o produtor e o consumidor vai desaparecer. Vi um amigo que produz morangos em sua chácara criar um site para vender sua produção diretamente aos consumidores e pensei: ‘por que não fazer isso também com portas?’”, conta Zini.

A opção por ter um e-commerce próprio e não de vender seus produtos em marketplaces, como muitas empresas fazem, aconteceu por dois motivos: a marca Pormade já era forte o suficiente e os custos finais para os consumidores eram mais interessantes se o negócio fosse feito sem intermediários. “Em alguns casos, o valor chega a ser 50% menor. O consumidor sabe que vai ter uma porta de qualidade e tem a segurança de nossa marca e nome por trás disso”, afirma o diretor.

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Com apenas dois cliques, é possível comprar um kit de porta pronta, que vem com folha de porta, jogo de batentes, jogo de guarnições, fechadura, borracha amortecedora e dobradiças, no caso de portas comuns, e mais trilho, limitador, pino guia e jogo de roldanas, no caso das portas de correr. Alguns itens são opcionais e o cliente pode escolher, no momento da compra, o que quer que venha em seu kit, pagando a variação de valor. Um mesmo kit porta pode variar de R$ 443,50 a R$ 1.101, por exemplo.

São cinco linhas, cada uma com diferentes opções de acabamento. A porta chega travada na casa do comprador em até 45 dias a partir da confirmação do pagamento. A instalação é de responsabilidade dos clientes, mas a empresa conta com uma rede de instaladores credenciados espalhados pelo Brasil e também disponibiliza em seu site um passo a passo para quem quiser fazer a própria instalação.

Além dos kit porta, o e-commerce vende separadamente os acessórios, como fechaduras e dobradiças. O site também comercializa rodapés e biombos para ambientes internos.

Interior da fábrica.Pormade/Divulgação

A marca também ampliou sua presença física desde 2017 e, além da loja de União da Vitória, abriu cinco showrooms, localizados em Joinville, Balneário Camboriú (SC), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Santana de Parnaíba (SP). “Mesmo com a facilidade da internet, muitos consumidores querem ver, tocar nos produtos. Além disso, muitas decisões de compra podem ser feitas em momentos de passeio, por isso o ponto físico ainda tem sua importância”, explica Zini.

Toda a madeira utilizada pela Pormade é proveniente de reflorestamento. A própria empresa planta as árvores, as vende quando estão prontas para o corte e depois compram as chapas já mecanicamente processadas, com certificação do Conselho de Manejo Florestal. “Nosso foco é fazermos portas de qualidade, e isso também passa pela consciência ambiental”, avalia Zini.

Portas customizadas

Foi também em uma viagem para fora do país, à Espanha, que Zini conheceu mais uma inovação, trazida para a Pormade no início de 2017. A empresa foi a primeira do segmento a ter uma impressora HD, que permite que os consumidores personalizem suas portas com a imagem que escolherem, desde que ela seja em Full HD.

Fabricada na Itália em 2013, a impressora opera com a sistema de cores CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto), que permite que, a partir destas cores, a máquina imprima nos mais diferentes tons. A impressora possui quatro cabeçotes, um para cada cor, e cada cabeçote possui mil bicos que jogam a tinta na superfície. O tempo de impressão varia de acordo com o tamanho do desenho ou imagem, mas leva em torno de meia hora na velocidade mais lenta. As portas recebem ainda um tratamento Ultra Violeta, que garante a longevidade das cores por mais tempo.

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Zini diz que a impressora pode, inclusive, fazer com que o acabamento das portas fique como de uma madeira cuja exploração é proibida, como o pau-brasil. “A máquina permite tanto um acabamento que imite madeira, como uma foto do cliente com seu cachorrinho no colo. Então as opções são infinitas”, aponta.

A tecnologia também tem sido empregada nos biombos fabricados pela Pormade, que, inclusive, foram apresentados no Salão do Internacional do Móvel de Milão, a principal feira do segmento do mundo, que acontece entre 17 e 22 de abril. (Acompanhe a cobertura da Haus.)

Foi também durante uma feira, a Feicon Batimat, realizada em São Paulo entre os dias 10 e 13 de abril, que a Pormade anunciou seu último lançamento: a primeira porta para ambientes externos da marca. Produzida em PVC Wood, material composto 50% de PVC e 50% de madeira, o novo produto é à prova d’agua e de cupins e está disponível em quatro acabamentos diferentes. “Toda casa tem pelo menos duas portas externas e nós ainda não oferecíamos uma opção em nosso portfólio, muitos clientes pediram e nós atendemos”, conta o presidente.

Outra novidade apresentada foi a possibilidade de download da coleção de portas Pormade para utilizarem no Sketchup, software de desenho de projetos bastante utilizado por arquitetos e engenheiros. O pacote pode ser baixado no site da empresa ou via leitura de um QR Code, que direciona o usuário até um link de cadastramento.

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