• Carregando...
 |
| Foto:

A Tradener, comercializadora independente de energia elétrica e gás natural com sede Curitiba, vai investir cerca de R$ 600 milhões para entrar no mercado de geração de energia. A empresa vai atuar em parceria com outros investidores para construir seis pequenas centrais hidrelétricas e três parques eólicos. O objetivo é garantir energia suficiente a preços competitivos para comercializar a seus clientes.

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

A empresa tem projetos concluídos para construir seis pequenas centrais hidrelétricas (PHCs) em Goias. As seis centrais devem ter juntas capacidade de geração de 120 megawatts (MW). A primeira já está sendo construída entre os municípios de Palestina de Goiás e Arenópolis e deverá iniciar operação comercial até abril de 2019.

A Tradener vai participar, ainda, da construção de três parques eólicos. Dois deles serão instalados no Rio Grande do Sul, com capacidade total de geração de 340 MW, e um será erguido na Bahia, com capacidade de 90 MW. Esses projetos, porém, devem sair do papel somente depois da conclusão da primeira central hidrelétrica, em Goias.

A companhia paranaense vai investir R$ 600 milhões nos projetos e contará com o suporte de outros investidores do setor elétrico para custear o restante do investimento necessário. A companhia não releva o valor total necessário para construir as seis PHCs e os três parques eólicos. Grande parte da energia gerada por esses empreendimento será vendida pela própria Tradener no mercado livre e o restante será destinado ao mercado cativo. 

Entrada no mercado de geração

O presidente da Tradener, Walfrido Avila, explica que a empresa decidiu entrar no mercado de geração para garantir energia suficiente a seus clientes no futuro e a preços competitivos. “Quando começamos, em meados de 1998 para 1999, no início do mercado livre, havia muita energia sobrando. Só que a partir de 2010 a gente começou a sentir uma queda nos investimentos. Vimos que poderia faltar energia no mercado livre e que o preço poderia subir. Então resolvemos produzir nossa própria energia.”

A Tradener foi fundada em Curitiba em 1998 e desde então trabalha como comercializadora independente de energia elétrica. Ou seja, ela compra a energia de terceiros e revende no mercado livre. Esse mercado é utilizado, principalmente, por pequenas e médias empresas e grandes consumidores residenciais que querem negociar melhores condições de preços, prazos e quantidade de energia, o que o mercado cativo não permite.

Agora, no médio prazo, a companhia vai passar a gerar a energia que vende a seus clientes no mercado livre. O presidente da Tradener ressalta que não tem intenção de tornar a empresa uma grande geradora de energia. O objetivo é produzir energia em quantidade suficiente para atender aos seus clientes. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]