• Carregando...
Aeolus Robot limpando o chão. | Aeolus Robotics /Divulgação
Aeolus Robot limpando o chão.| Foto: Aeolus Robotics /Divulgação

Imagine: você está correndo para se preparar para o trabalho — fazendo malabarismo com e-mails, crianças e almoço — e sua casa está um desastre, com brinquedos espalhados no chão, um tapete que precisa ser aspirar e leite derramado na cozinha.

Para piorar as coisas, você receberá convidados à noite e não terá tempo para arrumar as coisas antes de eles chegarem.

Para os obcecados por limpeza entre nós, é o cenário de um pesadelo. Mas e se, em vez de contratar um caro serviço de limpeza ou se desculpar efusivamente a seus convidados, você pudesse instruir um robô para fazer o trabalho sujo?

Esta é a promessa grandiosa do Aeolus Robot, uma máquina do tamanho de uma criança que surpreendeu os participantes da CES, em Las Vegas. O robô desempenhou tarefas domésticas, como esfregar, recolher animais de pelúcia do chão, mover móveis e, talvez o mais impressionante, pegar bebidas da geladeira usando um braço com uma garra de aspecto intrincado — tudo isso sem qualquer assistência humana.

“Este é o primeiro robô multifuncional que pode agir como um ser humano”, disse Alexander Huang, CEO da Aeolus Robotics. “Agora ele é como uma criança, mas continuaremos aumentando sua capacidade para que ele amadureça, de criança para adulto. Quanto mais pessoas usarem o robô, mais forte ele se tornará”.

Isso porque cada robô vendido pela empresa estará conectado a uma rede que permite que as máquinas compartilhem informações sobre milhares de objetos, usando inteligência artificial para tornar o robô cada vez mais inteligente à medida que ele se adapta à sua casa e rotinas, disse Huang.

O robô, cujo nome ainda está sendo decidido pelos funcionários da empresa, pode atribuir esses objetos a indivíduos específicos de quem tem os rostos memorizados, de modo que, por exemplo, um brinquedo de criança pego do chão não seja guardado no armário de um adulto da casa.

As habilidades para memorizar a propriedade e distinguir as diferenças sutis entre um bagel e uma rosquinha, ou entre os rostos dos membros da família, dão ao robô características únicas, disse Huang.

“Você pode dizer: ‘Ei, meu quarto está limpo agora, robô, então se lembre de, na próxima vez que você limpá-lo, colocar todas as minhas coisas nesses mesmos locais’”, disse Huang. “O robô também se lembrará de onde você deixou as coisas, então sua avó pode dizer: ‘Encontre meus óculos para mim’ e o robô irá buscar os óculos da sua avó”.

Embora o robô ainda esteja longe da Rose, a famosa governanta do desenho animado Os Jetsons, Huang acredita que a criação de sua empresa seria útil desde já para o público idoso. Com base no “reconhecimento da postura”, o robô pode determinar se alguém caiu ou está sofrendo um AVC antes de alertar os serviços de emergência.

Como o robô pode incorporar a Alexa e o Google Assistente, disse, ele também poderia permitir que uma pessoa idosa ignore celulares, aplicativos e computadores que possam achar confusos para falar com entes e amigos.

“Achamos que esse robô adicionaria muito valor aos idosos”, disse Huang. “Imagine o robô buscar coisas para eles, carregar objetos pesados e ajudá-los a se comunicar com seus filhos e netos”.

Quanto custa uma máquina do futuro que pega bebidas, limpa o chão e liga para os netinhos?

“O preço de uma viagem de férias em família para o exterior”, diz, com certo mistério, Huang.

Uma família de dez ou uma família de quatro pessoas?

“Uma família de quatro pessoas”, ele ri.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]