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Loja da Eudora em um shopping de Belo horizonte: empresa deve abrir mais cinco unidades no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro | Divulgação
Loja da Eudora em um shopping de Belo horizonte: empresa deve abrir mais cinco unidades no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro| Foto: Divulgação

Depois de passar por uma reinvenção nos últimos três anos, a marca de produtos de beleza Eudora, do Grupo Boticário, vai apostar na publicidade em 2018 para tornar o negócio mais conhecido e atrair novas consumidoras. A empresa vai investir a maior parte dos cerca de R$ 100 milhões previstos para este ano em uma nova campanha de comunicação que busca atingir mulheres urbanas de 25 a 45 anos. O restante do dinheiro será usado para a empresa continuar abrindo centros de reabastecimento de produtos para as revendedoras e lojas físicas para o consumidor final.

O diretor da marca, Daniel Knopfholz, reconhece que a Eudora, apesar de já ter sete anos, ainda é “uma marca nova, em expansão no mercado”. Ela foi criada em 2011 pelo Grupo Boticário e, diferente do carro-chefe da companhia (a marca O Boticário), apostava em produtos chamativos, com apelo sensual, e na venda direta (porta a porta, feita através de uma revendedora). O modelo não deu certo – principalmente em relação à proposta dos produtos – e a empresa precisou passar por mudanças ao longo dos anos.

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A maior alteração no modelo de negócio foi feita nos últimos três anos, quando a Eudora passou a focar na mulher urbana de todas as classes sociais que trabalha, cuida da família e de si mesma e adaptou o portfólio de produtos a esse público-alvo. Ela também deixou de focar somente na venda direta – ainda seu principal canal de venda – para atuar em outras áreas, como e-commerce, quiosques e lojas físicas. E abriu os chamados “espaços das representantes”, centros em que as revendedoras podem buscar os produtos que precisam a pronta entrega. Assim, elas ficam livres de fazer estoque por conta própria.

Neste ano, a Eudora aposta em uma nova campanha publicitária para tentar traduzir toda essa mudança para o público. Batizada de “Chega lá e Eudora”, o objetivo, diz a marca, é estimular cada mulher a fazer sua vida acontecer e alcançar de pequenas a grandes vitórias no seu dia a dia. A campanha conta com artistas e mulheres reais e foca em dar dicas de beleza “reais”.

Expansão física

Além do foco na comunicação, a Eudora vai abrir de 15 a 20 “espaços das representantes”. A marca já tem 46 unidades espalhadas pelas principais cidades do país. Os espaços têm de 200 a 600 metros quadrados, funcionam no modelo de autosserviço e têm praticamente todos os 700 produtos do catálogo da marca.

A empresa também vai abrir cinco lojas físicas no Paraná, em São Paulo e no Rio de Janeiro em 2018. A Eudora chegou a ter lojas físicas no passado, mas fechou as unidades ou as transformou em quiosques, ficando somente com uma loja em Belo Horizonte.

Agora, ela retoma o plano de investir também no ponto de venda para o consumidor final, uma estratégia que já vem sendo utilizada pela Natura, que também nasceu focada na venda direta. “A abertura das 5 lojas é só o começo da expansão. Vamos manter os 16 quiosques que temos da marca abertos, mas a tendência é que, conforme as lojas vão crescendo, elas substituam os quiosques”, diz Knopfholz.

O Grupo Boticário

O executivo não abre números detalhados do negócio, apenas que a marca teve um crescimento acumulado de 40% nos últimos três anos até 2016. O Grupo Boticário, dono das marcas O Boticário, Eudora, quem disse, berenice?, The Beauty Box, Multi B e mais recentemente Vult, registrou um crescimento de 7,5% em 2017, com faturamento de R$ 12,3 bilhões.

Em março, a companhia anunciou a compra da marca popular de maquiagem Vult, conhecida por vender seus produtos em farmácias, supermercados e outras redes varejistas. O valor do negócio não foi relevado, mas tornou o grupo paranaense a segunda maior companhia do segmento de maquiagem do país, ficando a frente da Natura e atrás apenas da Avon.

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