• Carregando...
iPhone 7 | Kārlis DambrānsFlickr
iPhone 7| Foto: Kārlis DambrānsFlickr

É incerto o destino da planta responsável por produtos da Apple unidade de Jundiaí (SP) da Foxconn, responsável pela montagem de iPhones no Brasil. De acordo com reportagem da IstoÉ Dinheiro, demissões já ocorreram e, até o fim do ano, a fabricação de produtos da Apple em solo brasileiro será encerrada.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Uma ex-funcionária disse que, no dia 6 de junho, mais de 100 funcionários foram demitidos. Eles se somaram a outros 70 que, em abril, foram dispensados devido ao encerramento da fabricação nacional do iPad, tablet da Apple, conforme revelou com exclusividadeGazeta do Povo.

A reportagem da IstoÉ Dinheiro informa, ainda, que a linha de produção do iPhone, que já produz a última versão do celular, o iPhone 7, deve ser encerrada até o fim do ano, o que colocará um ponto final na história da fabricação de produtos da Apple no Brasil. A Foxconn, que possui seis fábricas no país, continuará operando, porém com a fabricação de produtos de outras empresas, como a Asus.

Gazeta do Povo confirmou, por uma fonte independente que pediu para permanecer anônima, que circulam em grupos de WhatsApp dos funcionários da Foxconn informações sobre o fechamento das plantas que trabalham com produtos da Apple. Segundo essa fonte, a unidade responsável por cabos do iPhone acabou de voltar de férias coletivas, concedidas devido à baixa demanda pelo produto.

Uma série de promessas não cumpridas por parte da Foxconn, greves, reviravoltas na economia nacional e em benefícios fiscais, e a estagnação das demandas por smartphones e tablets podem ter contribuído para esse desfecho melancólico. 

Outro fator que pode estar influenciando a decisão é a expansão das plantas de fabricação da Apple para outros países. Modelos de iPhone montados em Bangalore, na Índia, começaram a ser encontrados no mercado (veja tweet abaixo), confirmando reportagem do Wall Street Journal publicada mês passado. Em outra oportunidade, Terry Gou, presidente da Foxconn global, disse que estuda um investimento de US$ 10 bilhões em uma fábrica de telas nos Estados Unidos. Isso seria uma resposta à pressão do presidente norte-americano Donald Trump por políticas de protecionismo da indústria do país.

Segundo Tina Lu, da Counterpoint, consultoria asiática especializada em tecnologia, a operação do iPhone brasileiro, que envolve a fabricação de componentes na China, o transporte deles para o Brasil e a finalização da montagem aqui, encarece em cerca de 25% o custo do produto, sem considerar, nesse valor, os impostos que incidem no varejo.

Gazeta do Povo tentou contato com a Foxconn para ouvir o posicionamento da empresa, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Assim que recebê-lo, atualizaremos o texto.

Atualização (19h20): Ao Diário do Nordeste, a assessoria da Apple informou que não procede a informação de que a unidade de Jundiaí (SP) da Foxconn deixará de fabricar iPhones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]