• Carregando...
TomTom Go Brasil  é lançado no Brasil para concorrer com Waze | Divulgação/TomTom
TomTom Go Brasil é lançado no Brasil para concorrer com Waze| Foto: Divulgação/TomTom

A TomTom, fabricante de aparelhos de GPS, anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento de um aplicativo para concorrer com o Waze no Brasil. Chamado de TomTom Go Brasil, a plataforma de navegação é gratuita e indica aos motoristas as melhores rotas para chegar ao destino final. O aplicativo está disponível somente para smartphones com sistema operacional Android.

Serviço de carona do Google, Waze Carpool será lançado no Brasil

Cabify lança serviço de transporte corporativo em Curitiba

O TomTom Go Brasil foi desenvolvido especialmente para rodar no país. A fabricante já oferece versões pagas e gratuitas de aplicativos de navegação para smartphones e aparelhos de GPS, mas ambas as tecnologias foram criadas no exterior e adaptados para o mercado brasileiro.

O aplicativo lançado nesta segunda-feira foi construído com base na pesquisa TomTom Traffic Index. O banco de dados mede o tráfego e o congestionamento em 390 cidades do mundo, incluindo as principais metrópoles brasileiras, como Curitiba. Ele fornece gráficos e informações sobre horários de picos, rotas mais congestionadas e velocidade de deslocamento.

Com base nessas informações, a TomTom criou o TomTom Go Brasil. O objetivo é que ele informe ao motorista as melhores rotas para chegar o destino final, com alertas de radares e limites de velocidade.

O aplicativo também permite que o usuário economize dados do pacote de telefonia móvel. O motorista pode baixar o mapa do Brasil ou de regiões específicas do país para que os mapas não consumam dados de internet enquanto o aplicativo estiver funcionando. Com os mapas baixados, é possível acessá-los off-line. Mas, para acessar os serviços de informação de tráfego e radares de velocidade, é necessário ter um plano de internet ativo.

Outros diferenciais do TomTom Go Brasil são mostrar edifícios e pontos de referência com imagens em 3D ; não mostrar anúncios; e possibilidade de compartilhar com outros usuários informações sobre o seu trajeto e horário de chegada.

O foco da empresa com o aplicativo é aumentar a base de usuários das suas plataformas de navegação. Com uma extensa carteira de clientes, a empresa consegue melhorar a qualidade dos conteúdos ofertados em seus vários serviços, princialmente naqueles em que cobra, como quando atua como fornecedora global de mapas e conteúdos para várias organizações.

Concorrência

O lançamento do TomTom Go Brasil surge em meio à entrada do Google nos serviços de caronas compartilhadas. A gigante da tecnologia vai transformar sua plataforma de trânsito Waze - que tem mais de 65 milhões de usuários no mundo - em um aplicativo de transporte para conectar pessoas que vão a destinos semelhantes em troca de uma contribuição para a gasolina. O serviço deve começar a operar em São Paulo em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]