• Carregando...
 | FacebookDivulgação
| Foto: FacebookDivulgação

O Facebook anunciou hoje (22) um conjunto de proteções para as fotos de perfil das pessoas. Inicialmente disponível apenas na Índia, elas visam desestimular o uso indevido das fotos das pessoas por fraudadores e outros criminosos.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Segundo o comunicado da empresa, pesquisas junto a organizações sociais indianas constataram que “algumas mulheres escolhem não compartilhar na Internet fotos de perfil que incluam seus rostos por receio do que possa ser feito com as imagens.”

É um receio válido. Este jornalista que aqui escreve já foi vítima desse uso indevido. Em janeiro deste ano, um site que vende métodos questionáveis para deixar as pessoas em forma usou uma foto, com outro nome e a idade errada (muito maior do que a minha), em um “testemunho” da eficiência:

Para as indianas e mulheres em qualquer país do mundo, as consequências podem ser muito mais graves.

A solução do Facebook

A solução, segundo o Facebook, é dificultar a vida de quem faz uso indevido dessas fotos. Para tanto, a empresa, em parceria com organizações sociais da Índia, desenvolveu quatro proteções:

  • Outras pessoas não conseguirão mais baixar, compartilhar ou enviar a sua foto de perfil em uma mensagem no Facebook;
  • As pessoas que não são amigas no Facebook não conseguirão marcar ninguém, incluindo elas mesmas, na sua foto de perfil;
  • Onde for possível, o Facebook impedirá que outras pessoas tirem um print da sua foto de perfil – isso só funciona no Android;
  • O Facebook exibirá uma borda azul e um escudo em torno da sua foto de perfil como um indicativo visual de proteção.

Em pesquisas, o Facebook constatou que a última medida, ou seja, a aplicação de camadas extras sobrepostas à foto desestimulam a cópia em 75%.

Curiosamente, o comunicado do Facebook não cita, em momento algum, a opção de continuar sem uma foto de perfil. Outro ponto que poderia ser relativizado, a obrigatoriedade de que a foto de perfil seja pública, também passou batido. São aspectos desestimulantes para pessoas que se preocupam com a própria privacidade e usam, por gosto ou necessidade, a rede social.

Por ora, as novidades são exclusivas da Índia, mas o Facebook informou que “espera expandi-las para outros países em breve.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]