• Carregando...
Companhia pública ferroviária alemã foi uma das empresas afetadas. | Boris Roessler/AFP
Companhia pública ferroviária alemã foi uma das empresas afetadas.| Foto: Boris Roessler/AFP

Dos hospitais britânicos à gigante espanhola Telefónica, passando pela montadora francesa Renault ou pela companhia pública ferroviária alemã, são dezenas de empresas e organismos atingidos em todo o mundo por um grande ataque informático.

O Serviço Público de Saúde britânico (NHS), quinto maior empregador do mundo, com 1,7 milhão de trabalhadores, foi afetado. Cerca de 45 estabelecimentos foram infectados, indicou a ministra britânica do Interior, Amber Rudd. Muitos deles foram forçados a cancelar ou adiar as intervenções médicas. No entanto, Rudd acrescentou que “não houve um acesso malicioso aos dados dos pacientes”.

O construtor de automóveis francês Renault também foi atingido pela onda de ciberataques simultâneos e várias fábricas na França suspenderam a sua atividade, anunciou a direção do grupo.

Um porta-voz da filial da Renault na Eslovênia, Revoz, disse à AFP que os computadores da fábrica de Novo Mesto também foram afetados, provocando a suspensão da produção.

O Banco Central russo anunciou neste sábado que o sistema bancário do país foi atingido por um ataque cibernético em massa, assim como vários ministérios. Além disso, manifestaram que os hackers tentaram forçar as instalações informáticas da rede ferroviária.

Os painéis das estações alemãs foram hackeados e vários passageiros compartilharam no Twitter fotos das telas com o pedido de resgate, em vez dos horários de partida e chegada.

“O vírus não afetou o tráfego e não houve nenhuma perturbação nas grandes linhas ou nas linhas regionais”, disse a companhia ferroviária pública Deutsche Bahn.

FedEx

O gigante americano de correio privado FedEx anunciou que havia sido infectado e garantiu que estava implementando “medidas para resolver o mais rápido possível” esta situação.

A gigante de telecomunicações espanhola foi atacada, mas os “equipamentos infectados estão sob controle e sendo reinstalados”, segundo o responsável de cibersegurança da Telefónica, o ex-hacker espanhol Chema Alonso.

“Seus arquivos importantes foram codificados”, é possível ler nas capturas de tela dos computadores infectados, e que foram divulgadas pelos meios de comunicação espanhóis. O governo do país confirmou na sexta-feira “diferentes ciberataques que atingiram empresas espanholas”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]