• Carregando...
 |
| Foto:

Hackers criaram um aplicativo falso do serviço curitibano de entregas James Delivery para roubar dados de clientes. O aplicativo falso estava disponível na Google Play Store desde a semana passada e cerca de 100 pessoas fizeram o download da versão fraudulenta.

Nesta segunda-feira (21), o próprio Google identificou que a versão disponibilizada em sua loja virtual na semana passada era falsa e tirou o aplicativo fraudulento do ar. As informações foram divulgadas pela empresa de antivírus Psafe.

Segundo a PSafe, o aplicativo falso do James Delivery era muito parecido com o original. A cor roxa, a logo e o texto de apresentação eram os mesmos utilizados pelo aplicativo original. A única diferença estava embaixo do nome do aplicativo. Na versão falsa constava Adolfo de Moura e na original está James Delivery.

Aplicativo falso do James DeliveryReprodução/PSafe

Por causa de tamanha similaridade, cerca de 100 pessoas acabaram baixando a versão falsa e podem ter tido seus dados roubados. A versão fraudulenta levava o usuário a cadastrar os seus dados pessoais, como todas as informações necessárias para fazer uma compra com cartão de crédito. Feito o cadastro, o usuário era redirecionado a uma página de erro, mas os hackers já estavam em posse das informações necessárias para aplicar golpes financeiros. 

Aplicativos falsos

A PSafe alerta que o caso do James Delivery não é o primeiro de aplicativo falso registrado na Google Play. Somente em julho, a empresa de antivírus identificou a a existência de oito apps infectados na loja oficial de downloads do Google: Call Recorder, HDR Wallpapers, Girls HD, Girls Collection, Wallpapers HD+, SmartRingtones Lite, Light Booster Cleaner e QR Reader & Generator.

A loja virtual do Google é o meio “mais seguro” para se fazer download de aplicativos em smartphones Android. Mas, ainda assim, o usuário precisa ter atenção para não cair em golpes, já que o Google nem sempre identifica imediatamente aplicativos fraudulentos e falsos.

A recomendação da PSafe é olhar sempre quem desenvolveu o aplicativo. Essa informação aparece embaixo do nome do aplicativo e, quando se trata de um nome muito estranho ou de uma pessoa física, é melhor desconfiar. Outra maneira de se prevenir desses tipos de golpe é entrar no site da empresa e procurar o link correto para download do aplicativo. 

James Delivery

O James Delivery é um aplicativo curitibano de entregas criado em 2016. Através deles, restaurantes, farmácias e lojas podem terceirizar a entrega para motoboys e ciclistas cadastrados na plataforma. O estabelecimento não precisa pagar pelo serviço. O custo é repassado ao consumidor. Já os entregadores podem ter um rendimento médio de R$ 40 a R$ 80 por um período de 5 horas de trabalho durante a semana. O serviço está disponível em CuritIba e em Balneário Camboriú. Os links corretos para download do aplicativo estão disponíveis no site do James Delivery

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]