• Carregando...
Fachada do centro de inovação da HyperloopTT, em Contagem (MG). | Divulgação/HyperloopTT
Fachada do centro de inovação da HyperloopTT, em Contagem (MG).| Foto: Divulgação/HyperloopTT

A Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT), empresa responsável por desenvolver o meio de transporte inovador projetado pelo bilionário Elon Musk, anunciou nesta sexta-feira (6) a criação do seu primeiro centro global de inovação e logística. O espaço, de 3,9 km² e localizado em Contagem (MG), abrigará a nova divisão de pesquisa logística da HyperloopTT, um laboratório de fabricação e um ecossistema de empresas líderes globais, startups, universidades, inovadores, cientistas e governos do mundo inteiro. A empresa afirmou que o centro tem operações previstas já para esse ano.

Inicialmente, o investimento feito no centro será de R$ 26 milhões, proveniente de uma parceria público-privada que inclui, além da HyperloopTT, investidores privados e a secretaria de desenvolvimento de Minas Gerais. O prédio que abrigará o centro foi cedido pelo município de Contagem.

LEIA TAMBÉM:Empresa de Elon Musk quer acabar com os engarrafamentos cavando túneis

“O Estado de Minas Gerais e o município de Contagem, em particular, são um dos centros de distribuição de carga mais importantes para o Brasil. Com uma posição geográfica estratégica, uma alta concentração de grandes indústrias, e uma dedicação à inovação, é o local ideal para o Centro Global de Inovação em Logística da HyperloopTT”, disse o presidente da empresa, Bibop Gresta, durante o anúncio. Na segunda-feira (9), Gresta e Guto Ferreira, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI, uma das parcerias no projeto), assinam em Brasília um memorando de entendimento para a consolidação da parceria.

O objetivo do centro é, segundo a HyperloopTT, “aproveitar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no Brasil, tanto para carga quanto para passageiros”.

Além do centro, a HyperloopTT anunciou também a chegada da Hyperloop Academy no Brasil. Através dela serão realizados treinamentos, projetos e parcerias com universidades, startups, centros de pesquisa e desenvolvimento e outras organizações. É uma forma encontrada pela empresa de agregar tecnologias de terceiros que, usualmente, não teriam tanta visibilidade.

Viagens a 1.200 km/h

Ilustração do Hyperloop em ação.Divulgação/HyperloopTT

Considerado um dos sistemas de mobilidade mais revolucionários da atualidade, o Hyperloop consiste em uma “cápsula” que viaja através de um tubo através de levitação passiva magnética, tecnologia que permite que a cápsula alcance a velocidade de 1.200 km/h. Nessa velocidade, é possível viajar entre São Paulo e Belo Horizonte em 30 minutos.

O objetivo é criar uma rede completa de mobilidade. Esse projeto foi inicialmente concebido por Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX.

“Queremos que no futuro seja possível integrar todas as modalidade de transporte, até mesmo aéreo. É uma forma de redimensionar a economia e transformar as cidades, que buscam soluções cada vez mais sustentáveis para solucionar os desafios atuais do transporte no Brasil”, disse Rodrigo Sá, head de desenvolvimento global da HyperloopTT.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]