• Carregando...
 | PixabayWokandapix
| Foto: PixabayWokandapix

O Instagram tem um problema e está disposto a resolvê-lo. Anunciantes e influenciadores digitais – os reais, pelo menos – podem se sentir prejudicados e desestimulados com serviços que manipulam as contagens de seguidores e curtidas na plataforma. Para acabar com perfis artificialmente populares e ações automatizadas, o Instagram está atuando em duas frentes: inteligência artificial e a pedidos extrajudiciais.

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Na parte técnica, foi empregado um novo sistema baseado na ferramenta DeepText, desenvolvida pelo Facebook. Trata-se de um motor capaz de entender texto escrito, em mais de 20 idiomas, com precisão quase humana. A tecnologia congrega diversas técnicas de inteligência artificial para ser capaz de compreender o contexto e, em casos práticos, tomar decisões acertadas.

No do Instagram, o objetivo é reduzir a presença de spam nos comentários. O novo filtro, ativado por padrão em todas as contas, removerá comentários em desacordo com os termos de uso nos idiomas inglês, espanhol, português, árabe, francês, alemão, russo, japonês e chinês. Há, ainda, um filtro opcional, que pode ser ativado nas configurações do app, a fim de combater comentários ofensivos. Esse, por ora, funciona apenas em inglês.

Com o tempo, o filtro anti-spam se aperfeiçoará automaticamente, aprendendo e bloqueando novos textos e técnicas linguísticas usadas por robôs e spammers manuais. No comunicado oficial, o Instagram diz acreditar que “o uso de aprendizagem de máquina para criar ferramentas que garantam a auto-expressão é um importante passo para fomentar comunidades mais inclusivas e gentis.”

Outra medida tomada, essa mais mundana e burocrática, consiste no fechamento de empresas que vendem curtidas, seguidores e comentários em perfis alheios a fim de aumentar a influência dos seus donos. Nas últimas semanas, serviços como Instagress, InstaPlus e PeerBoost foram fechados, a pedido do Instagram, por infringirem os termos de uso da empresa. Esses serviços costumam usar robôs ou fazendas de cliques para inflar artificialmente a popularidade de usuários que pagam para isso.

Por fim, uma última medida tomada pelo Instagram, de acordo com o site The Next Web, é ocultar da pesquisa e da aba “Explorar” perfis que usam hashtags consideradas spam.

O Instagram é uma das plataformas mais interessantes para influenciadores digitais. Manipulações nos dados das fotos e vídeos são mal vistas por anunciantes, que investem na plataforma na esperança de terem um retorno legítimo, baseado em pessoas reais. Além do mercado que se formou em torno do Instagram, o próprio intensificou a veiculação de anúncios nos últimos meses, o que aumenta a pressão em cima do Facebook para manter a plataforma limpa de esquemas que manipulam seus números.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]