• Carregando...
Parque Ituverava, empreendimento localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, um dos maiores parques solares da América do Sul. | Divulgação
Parque Ituverava, empreendimento localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, um dos maiores parques solares da América do Sul.| Foto: Divulgação

Os dois maiores parques solares da América do Sul, instalados no Brasil, entraram em operação nesta segunda-feira (18). Eles ficam em Tabocas do Brejo Velho, na Bahia, e em Ribeira do Piauí, no Piauí, e têm, juntos, capacidade anual para geração de 1.150 gigawatt hora (GWh) de energia, quantidade suficiente para abastecer 568 mil residências. Os empreendimentos são da companhia italiana Enel.

LEIA MAIS sobre negócios e tecnologia

A Enel começou a construir os dois parque solares em 2016, dentro do projeto Enel Green Power. O investimento total foi de cerca de US$ 700 milhões. Somados, os parques ocupam 1.269 hectares de área construída, têm quase 1,8 milhão de painéis solares e emitem 608 mil toneladas de gás carbônico a menos na atmosfera. 

O empreendimento localizado no município de Tabocas do Brejo Velho, no nordeste da Bahia, é chamado de Parque Ituverava. A planta, que ocupa uma área de 579 hectares, conta com 850 mil painéis solares, que, em plena operação, são capazes de produzir mais de 550 GWh anuais de energia. Essa quantidade é  suficiente para abastecer 268 mil lares.  

Já a planta de Ribeira do Piauí, na região semiárida do Piauí, é chamada de Parque Nova Olinda. O parque ocupa uma área de 690 hectares, tem 930 mil painéis solares e capacidade de produzir 600 GWh de energia por ano, o suficiente para abastecer 300 mil residências. 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]