• Carregando...
iOS 11 chega para iPhone e iPad | Apple/Divulgação
iOS 11 chega para iPhone e iPad| Foto: Apple/Divulgação

A Apple começa a liberar hoje (19) a versão final do iOS 11, sistema operacional que move os dispositivos iPhone, iPad e iPod touch. Com “centenas de recursos”, de acordo com a empresa, a atualização traz aperfeiçoamentos em usabilidade, prepara terreno para o iPhone X e muda consideravelmente o modo de uso do iPad.

LEIA: Apple lança três novos iPhones: 8, 8 Plus e X

OUÇA: As dúvidas do iPhone X que a Apple não respondeu

No iPad, o iOS 11 traz uma Dock, barra inferior de aplicativos afixados e os últimos abertos, similar à do macOS, o sistema operacional para computadores da Apple. Por ali, o usuário consegue acionar apps e mover elementos, arrastando e soltando, entre aplicativos. Os vídeos abaixo demonstram alguns dos novos casos de uso possíveis com a atualização: 

Há um novo app para gerenciar arquivos. Outros apps padrões do sistema ganham novidades: o Notas permite escanear documentos com a câmera, assiná-los com o Apple Pencil e afixar notas; o Apple Music agora traz a dinâmica de seguir e ser seguido para descobrir novas músicas a partir do que seus amigos ouvem; o Fotos oferece novas formas de exibir e editar Live Photos; e a App Store foi totalmente reformulada, com divisões entre apps e jogos e uma área editorial atualizada diariamente com sugestões de apps. 

Entre os recursos do sistema, dois merecem destaque. O primeiro é a nova Central de Controle. Ela abdica da divisão em até três páginas introduzida no iOS 10, voltando a concentrar todas as opções em apenas uma, e agora concede que o usuário personalize os botões de acesso rápido disponíveis. É possível, por exemplo, ativar o modo de economia de bateria ou iniciar uma gravação de voz a partir dali. 

Central de Controle no iOS 10 (esq) e no iOS 11Apple/Divulgação

A outra novidade é a forma como o sistema lida com prints, ou screenshots. Ao fazer uma, ela fica no canto inferior esquerdo da tela. Com um toque nessa miniatura, o usuário pode desenhar ou escrever anotações sobre ela e compartilhá-la diretamente através de outros apps, sem que seja necessário salvar o print na galeria de fotos. 

Outras mudanças melhores incluem o teclado para uma mão só (pode-se jogá-lo para a direita ou esquerda), integração maior entre as notificações e a tela de bloqueio, tradução através da Siri e pequenas mudanças visuais em ícones, layout de apps e áreas diversas do sistema. Essas, porém, estão sendo duramente criticadas pela falta de consistência em relação às diretrizes de desenvolvimento da própria Apple. O desenvolvedor Ryan Lau lista algumas dessas neste texto

Uma das várias inconsistências em apps da própria Apple no iOS 11Ryan Lou/Hackernoon

Para quem usa algum iPhone com 3D Touch, uma notícia ruim: a Apple removeu o gesto de apertar com mais força a borda esquerda da tela para invocar a multitarefa. 

Compatibilidade 

O iOS 11 é compatível com todos os dispositivos com processador de 64 bits. Na prática, isso quer dizer qualquer iPhone da versão 5s em diante; do iPad mini 2/iPad Air em diante; e a sexta geração do iPod touch.

Para atualizar o sistema, basta esperar a notificação ou acessar os Ajustes, ir em Geral e, lá, tocar em Atualização de Software. O tamanho do download varia (em um iPhone 6s, ele tinha 1,06 GB) e é recomendável a realização de um backup antes de proceder com a atualização.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]