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Loja da Kopenhagen em Curitiba. Empresa aposta na inteligência artificial para gerir estoque de ovos de Páscoa | Priscila Forone/Gazeta do Povo
Loja da Kopenhagen em Curitiba. Empresa aposta na inteligência artificial para gerir estoque de ovos de Páscoa| Foto: Priscila Forone/Gazeta do Povo

A Kopenhagen e a Brasil Cacau investiram para que nenhum ovo de Páscoa faltasse ou sobrasse em suas lojas neste ano. As empresas contrataram há dois anos a Tevec, que desenvolveu um software dotado de inteligência artificial que permite prever a demanda de consumidores para cada uma das lojas. Com isso, os estabelecimentos conseguem receber informações precisas para saber como gerir o estoque e evitar perdas ou desperdício.

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O software, chamado de Plataforma Tevec, usa o princípio de machine learning (aprendizado de máquina, em português) para fazer as análises e gerar as informações para as lojas. Ele é abastecido com informações de mercado e da cadeia logística e, automaticamente, monta uma previsão de demanda para cada loja, com orientações sobre reposição e controle do estoque.

As informações de mercado que devem ser inseridas na máquina vão desde condições climáticas a indicadores de mercado. Muitas dos dados entram de maneira automática no sistema, a partir de bases públicas que fornecem as informações. É possível integrar base de dados privadas para abastecer o sistema ou colocar manualmente as informações no software.

Depois, as empresas contratantes repassam à máquina informações sobre a cadeia logística. Entram dados sobre vendas, posição do estoque, número de pedidos, preços e estratégias de marketing. Essas informações precisam ser adicionadas ao sistema pelos funcionários ou podem ser integradas via CRM.

A plataforma, em posse de todas as informações, cruza os dados para gerar previsões de demanda para cada loja. Com isso, um gerente de unidade consegue saber se precisará aumentar o estoque para os próximos dias ou se a sua loja já está abastecida o suficiente para o seu ritmo de vendas.

Segundo a Tevec, a Kopenhagen reduziu o índice de desperdício nas suas lojas em mais de 60%. A varejista também conseguiu eliminar os estoques que ficavam parados em algumas lojas, evitando perdas por prazo de validade. Passou, ainda, a não registrar falta de produtos em suas cerca de 320 lojas em todo o país.

“É incrível como existem grandes empresas que movimentam bilhões de reais que tomam decisões empíricas sobre a gestão de estoque. O que mais vemos no mercado são empresas que transferem para a ponta, ou seja, para o gerente fazer de forma empírica o controle do estoque da sua loja”, afirma Luiz Andrade, sócio-fundador da Tevec.

A empresa desenvolveu o sistema em 2013 e até o início do ano passado atuava somente com projetos sob demanda. No fim de 2016, a Tevec conclui a terceira versão da sua plataforma e lançou o produto no mercado para ser comercializado na nuvem, via pagamento de mensalidade. Entre os seus grandes clientes estão Danone, Baterias Moura, Gerdau e AM PM.

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