• Carregando...
Airbus A380 é o maior avião comercial do mundo | P. Pigeyre/Master Films/Divulgação
Airbus A380 é o maior avião comercial do mundo| Foto: P. Pigeyre/Master Films/Divulgação

Nesta segunda-feira (15), a Airbus anunciou que o A380, o maior avião comercial do mundo, deve parar de ser fabricado. De acordo com o diretor comercial da companhia, John Leahy, o motivo é a falta de pedidos. Hoje, a maior compradora da aeronave é a empresa aérea Emirates, com quem a Airbus ainda não chegou a um acordo para a compra de novas unidades do avião.

“Honestamente, se não chegarmos a um acordo com a Emirates, não teremos outro remédio a não ser parar o programa”, disse o diretor. Ele ainda complementou afirmando que a Emirates é a única companhia aérea “capaz de comprar um mínimo de seis aviões [número mínimo de produção anual] por ano em um período de oito a dez anos”. Sem o acordo com a fabricante, a continuação do programa A380 geraria prejuízos para a companhia.

Sem encomendas

Desde que foi lançado, em 2007, o A380 recebeu 317 pedidos. Nos últimos anos, porém, nenhuma encomenda foi feita. Desde o ano passado, a paralisação da produção do A380 já era esperada, devido à falta de novos pedidos. Uma das possibilidades abordadas na época foi a desmontagem de algumas unidades do avião para vender suas peças separadamente.

Concorrência com Boeing

Mesmo com a baixa do A380, a Airbus continua à frente de sua principal concorrente, a Boeing: no ano passado, a empresa recebeu um total de 1.109 pedidos de aeronaves e realizou um recorde de 718 entregas, enquanto a Boeing registrou somente 912 encomendas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]