• Carregando...
Controles como este serão usados em submarinos nucleares | Josh Ferris/Flickr
Controles como este serão usados em submarinos nucleares| Foto: Josh Ferris/Flickr

A marinha dos Estados Unidos planeja equipar seus submarinos nucleares da classe Virgínia com controles do videogame Xbox 360. Eles seriam usados para manejar os periscópios das embarcações.

O controle atualmente em uso juntamente com o respectivo painel de controle, ambos desenvolvidos pela Lockheed Martin, custa cerca de US$ 38 mil, de acordo com o Engadget. Um controle de Xbox 360 sai por cerca de US$ 30 e pode ser comprado em qualquer loja de brinquedos. 

"Esse controle não é nada barato e foi projetado para se encaixar apenas em submarinos da classe Virgínia", disse Mark Eichenlaub, assistente de navegação do submarino USS John Warner, ao Virginian-Pilot. "Eu posso ir a qualquer loja de videogames e adquirir um controle de Xbox 360 em qualquer lugar do mundo, o que o faz um produto de reparo muito fácil". 

Não faz mal que muitos jovens marinheiros tenham crescido usando esses controles em jogos como Halo

Os controles de Xbox chegarão primeiro ao USS Colorado, ainda em produção, e depois serão adaptados a todos os outros submarinos nucleares da classe Virgínia, disse William Couch, porta-voz da marinha. 

Embora no imaginário popular o periscópio seja um tubo longo e rotativo com orifícios oculares a que os marinheiros recorrem para ver o que está acontecendo na superfície, os periscópios dos submarinos classe Virgínia são muito mais complexos. Eles possuem dois mastros equipados com câmeras digitais e são controlados através de uma espécie de manche de helicóptero a partir de uma sala de controle dentro do submarino, onde grandes monitores exibem as imagens capturadas pelas câmeras. 

Esse controle, porém, não era exatamente confortável de usar. 

"A marinha se reuniu e eles perguntaram a um grupo de recrutas: ‘O que podemos fazer para melhorar sua vida?’”, disse o tenente Kyle Leonard, oficial de assistência de armas do USS John Warner, ao Virginian-Pilot. "E uma das coisas que surgiram foi o controle do periscópio. Ele é um pouco complicado na mão; é muito pesado". 

E também custou caro. A Marinha disse que o novo sistema, que inclui os controles de videogame, passou por dois anos de testes. Os porta-vozes da Lockheed Martin disseram que os controles eram muito mais intuitivos para os jovens marinheiros. 

"O controle é parte do esforço da marinha para aproveitar equipamentos comerciais vendidos no varejo para melhorar nossas capacidades de guerra enquanto minimizamos os custos", disse Couch. 

Tudo faz parte de um objetivo de longo prazo que visa integrar a tecnologia cotidiana em seus submarinos. 

"Eles querem equipar marinheiros com o que eles têm em casa em seu notebook e computador pessoal, com o que eles cresceram na sala de aula", disse Eichenlaub ao Virginian-Pilot.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]