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Simulador do Demon, da Dodge. | JOSHUA BRIGHT/NYT
Simulador do Demon, da Dodge.| Foto: JOSHUA BRIGHT/NYT

Os avanços na tecnologia de microprocessadores e sensores eletrônicos ajudaram a transformar o carro de hoje em uma experiência imersiva de multimídia com telas de alta definição, mas as empresas automotivas não limitam o apelo tecnológico ao interior do carro: o novo recurso do marketing usa tecnologia de ponta inspirada em jogos.

As montadoras estão oferecendo experiências de realidade aumentada, monitores de vídeo que envolvem o espectador e simulações de realidade virtual para atrair compradores. Os recursos mais sofisticados foram desenvolvidos primeiramente para eventos como o Salão Internacional do Automóvel de Nova York, encerrado em 8 de abril.

Nas feiras cheias de carros com conceitos inovadores e belos modelos fazendo sua estreia, é preciso mais que beleza para se destacar. Os visitantes podem ficar sabendo dos planos de uma montadora para a mobilidade urbana enquanto sobrevoam uma paisagem fantástica, experimentam uma corrida de realidade virtual, ou voam por uma pista de prova de arrancada ao volante de um modelo modificado.

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O simulador de uma pista da Dodge está no meio do caminho entre a realidade e o faz de conta, onde a engenharia automotiva invade o campo da ciência do videogame. A versão mais recente surgiu no ano passado, em Nova York, e de novo este ano: uma disputa entre dois Dodge Demons genuínos, com uma infinidade de dispositivos eletrônicos e hidráulicos localizados onde costumavam ficar os motores, em uma briga vista através do para-brisa dos veículos.

Levantando as rodas da frente, os carros deixam a linha de partida virtual com um tranco no assento causado pela força G de aceleração, gerada pelos 808 cavalos do Demon. Controlados eletronicamente, os mecanismos hidráulicos simulam eventos dinâmicos, incluindo o da largada. Mudanças na vibração do motor e na pista são transmitidas ao assento do motorista e sincronizadas com o vídeo. Um feedback realista vem através do volante e o som extremamente alto é reproduzido por alto-falantes dentro e fora dos carros.

O motorista deve usar o regulador de pressão e controlar o volante e o câmbio com precisão, a intervalos corretos, para registrar um bom tempo e a velocidade máxima. A capacidade de imitar a coisa real é absurda: o desempenho do simulador da Dodge foi semelhante ao de um Demon testado pela Associação Nacional de Hot Rod.

“Usamos a tecnologia do automóvel para criar uma campanha de marketing, o que garante a admiração à marca. Os computadores que controlam a simulação são do Demon”, disse Mark Malmstead, chefe de marketing da Dodge SRT, setor de alto desempenho da empresa.

Mais imersão com realidade virtual

Carro real, pista virtual.JOSHUA BRIGHT/NYT

Enquanto as simulações colocam os visitantes no assento do motorista de um dispositivo que age e se parece com um veículo de verdade, a realidade virtual pode gerar um ambiente tridimensional de 360 graus em vídeo, tais como o interior de um carro e a visão que se tem das janelas. A experiência é muitas vezes reforçada pela manipulação eletrônica do assento do espectador. Algumas montadoras usaram esses sistemas de RV no Salão do Automóvel Internacional de Detroit, em janeiro, e a tecnologia já está sendo usada em concessionárias.

A Ford desenvolveu um display de RV chamado City of Tomorrow (“Cidade do Amanhã”). A experiência inclui um passeio em uma máquina voadora que sobrevoa uma paisagem urbana fantástica e mostra um pouco da tecnologia de transporte da empresa. O controle dinâmico do assento simula aceleração e outras forças. Ele foi muito popular na feira de Detroit e fez parte da exibição da Ford em Nova York.

Após o sucesso da RV desenvolvida para o showroom de uma concessionária em Connecticut, a Cadillac está expandindo seu uso para várias outras.

Como ela, a Lexus desenvolveu uma experiência de RV para concessionárias e outras feiras, que leva o visitante a um espaço virtual onde poderá andar em torno dos veículos, abrir a porta para olhar por dentro e configurar um carro, mesmo antes que esteja disponível para venda.

“A Lexus e a Team One oferecem o Showroom Virtual para apoiar lançamentos nas concessionárias, criar interesse em eventos e gerar encomendas”, disse Todd Lewis, estrategista de marketing de eventos da marca.

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Mas, no mundo digital atual em que tudo muda rapidamente, a tecnologia de RV do ano passado é meio defasada. Então, algumas montadoras estão desenvolvendo telas que exibem uma mistura de objetos reais e virtuais no mesmo espaço.

A Honda utilizou esse sistema para comparar seu Civic Type R com uma versão para videogame do mesmo carro. A competição, realizada na pista de corrida Road Atlanta, está documentada em um vídeo do YouTube. Um piloto estava no carro real, enquanto um jogador experiente de games dirigiu seu gêmeo virtual. O resultado é interessante — os carros chegam com uma diferença de um segundo um do outro —, mas reduzi-lo à tela plana do vídeo tira um pouco da magia.

Na feira de Detroit, a Honda ofereceu uma mistura diferente de realidades que utilizou a tecnologia HoloLens da Microsoft: usando óculos especiais, os visitantes foram capazes de andar ao redor e entrar em um carro, com a visualização holográfica promovendo o produto durante toda a experiência.

As montadoras estão usando também o vídeo interativo em suas promoções. Muitas concessionárias que vendem modelos AMG de alta performance da Mercedes-Benz estão utilizando um sistema chamado Power Wall para demonstrar a tecnologia dos carros. O veículo e seus componentes são exibidos em grandes telas de vídeo com controle de toque, e os usuários podem ver as partes internas, analisar qualquer uma delas e selecionar vídeos ou demonstrações que fornecem informações detalhadas.

A Fiat Chrysler criou uma ferramenta de tamanho mais modesto que usa para ajustes de mercado — modificações que preparam o veículo para um determinado trabalho, como reboque — para suas Ram. Usando um iPad em pontos chave de uma caminhonete, os consumidores podem visualizar uma variedade de opções de ajustes.

Quarta dimensão

Mas a maneira mais impressionante com as quais as empresas utilizam a tecnologia de ponta continua sendo as experiências difíceis de reproduzir, como o simulador do Dodge Demon ou a experiência de realidade virtual da Chevrolet, que coloca os usuários em uma versão digital da pista de testes da General Motors em Milford, Michigan, e no campo de provas da montadora no deserto em Yuma, Arizona.

A Chevrolet chama a exibição de RV em Quarta Dimensão porque envolve não apenas a visão de 360 graus, mas também movimento dinâmico, vibração e até um pouco de vento no rosto. Assentos controlados eletronicamente se movem acompanhando o trajeto e subindo e descendo morros em vários modelos de carros.

Esse recurso foi lançado em Detroit e foi parte da exposição da marca no Salão do Automóvel de Chicago em fevereiro, segundo Paul Edwards, vice-presidente de marketing da Chevrolet. Mais de 20 mil pessoas os experimentaram nessas duas feiras, e também na de Nova York.

“Quisemos levar os consumidores para os bastidores e mostrar o que fazemos para garantir a qualidade dos veículos. O nível tecnológico da experiência é transferido para a marca”, disse Edwards.

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