• Carregando...
Ícone do WhatsApp | Marcelo AndradeGazeta do Povo
Ícone do WhatsApp| Foto: Marcelo AndradeGazeta do Povo

Diversos sites de notícias publicaram, nas últimas horas, que o WhatsApp teria ganho uma nova função, a de anular ou apagar mensagens já enviadas. É bem provável que o recurso esteja a caminho, mas ele ainda não foi liberado.

Siga @gpnovaeco no Twitter

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

Toda a confusão se originou com a publicação, na documentação do WhatsApp, de um descritivo da função de anular o envio de mensagens. O site do WhatsApp tem um material bastante didático que explica como funciona cada parte dele. A anulação de mensagens enviadas entrou ali e, horas depois, foi removida. Esse intervalo foi suficiente para causar confundir muita gente.

A Galileu conseguiu uma cópia em cache da página. Ela diz que “O recurso Anular permite que você anule uma mensagem específica enviada para um grupo ou para uma conversa individual. Você só pode anular uma mensagem até cinco minutos após seu envio. Uma vez que os cinco minutos se passaram, não há nenhuma maneira de anular a mensagem.” Em seguida, explica como proceder para anular a mensagem no iPhone, Android e Windows Phone.

O problema é que o recurso jamais apareceu nos aplicativo em si. O salto lógico de afirmar que o recurso foi liberado a partir de uma página da documentação oficial do WhatsApp é falho.

Novos recursos do WhatsApp passam por um período de testes antes – aqui você confere alguns – e, depois disso, são liberados para toda a base, hoje composta por 1,2 bilhão de pessoas.

4 novos recursos do WhatsApp que devem chegar em breve

A liberação pode ser condicionada a uma atualização do aplicativo ou ser ativada gradualmente, sem depender de uma nova versão. Pelo teor da página em cache, é provável que a anulação do envio de mensagens será condicionada à atualização do WhatsApp, pois a página diz que “para que que as mensagens sejam anuladas com sucesso, você e o destinatário deverão estar utilizando a versão mais recente do WhatsApp.”

Tudo indica que a anulação de mensagens enviadas no WhatsApp será realidade em breve; ainda não é caso, porém.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]