• Carregando...
Natura teve 10,8% de participação de mercado em 2016 | Divulgação/Divulgação
Natura teve 10,8% de participação de mercado em 2016| Foto: Divulgação/Divulgação

Na disputa entre as indústrias de beleza com atuação no Brasil, a Natura permanece na frente do Grupo Boticário. A empresa fundada por Antônio Luiz Seabra terminou o ano de 2016 com 10,8% de participação de mercado (market share), enquanto a sua concorrente paranaense ficou com 10,6%. Os dados são da Euromonitor e levam em consideração o valor de vendas para o consumidor final.

Natura está na disputa pela compra da rede The Body Shop

Com o resultado, a Natura aumentou a distância para o Grupo Boticário. Em 2015, a diferença de participação de mercado entre as duas concorrentes era de 0,17 ponto percentual, a menor já registrada no segmento. Anualmente, a Natura vinha perdendo espaço e o Boticário, ganhando mercado. Já no ano passado, a Natura conseguiu aumentar levemente a distância e terminar o ano com uma vantagem de 0,2 ponto percentual.

Mas, apesar de ter aumentado a distância para o Grupo Boticário, a Natura perdeu market share em 2016. A empresa saiu de 11,06% para 10,8%, uma redução de 0,26 ponto percentual. A empresa chegou a ocupar a primeira colocação no ranking de participação de mercado até o ano de 2013, quando depois a multinacional Unilever assumiu a ponta.

O grupo paranaense também reduziu a sua participação de mercado. O market share do Boticário passou de 10,89% para 10,6%. A redução foi de 0,29 ponto percentual, levemente acima da perda de espaço registrada para Natura.

Na outra ponta, está a Unilever. A multinacional conseguiu crescer em 2016 e aumentar ainda mais a sua liderança no mercado brasileiro. A empresa, que tinha market share de 12,24% em 2015, chegou a 12,6%, o que lhe garantiu 1,8 ponto percentual de distância para a segunda colocada.

Uma surpresa na lista deste ano foi a Colgate-Palmolive. A empresa passou a figurar no ranking das cinco maiores indústrias de beleza, ao registrar um market share de 6,4%. Ela desbancou a P&G, que em 2015 ocupava a quinta colocação. Em quarto lugar está a L’Oreal, com 7,2% de participação de mercado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]