• Carregando...
Visualmente, o macOS High Sierra traz poucas mudanças em relação à versão anterior | Apple/Divulgação
Visualmente, o macOS High Sierra traz poucas mudanças em relação à versão anterior| Foto: Apple/Divulgação

A Apple disponibiliza hoje (25) a nova versão do macOS, seu sistema para computadores. Batizada de High Sierra, ela traz poucas novidades práticas, mas algumas mudanças internas importantes e pequenas melhorias nos aplicativos nativos, em especial no Fotos e no navegador web Safari.

LEIA: iOS 11 traz nova Central de Controle, mais flexibilidade ao iPad e outras melhorias

As três principais mudanças internas trazidas pelo macOS High Sierra são um novo sistema de arquivos mais moderno; um novo codec de vídeo, chamado HEVC, que diminui em até 40% o tamanho dos arquivos sem comprometer a qualidade; e uma reformulação da camada gráfica do sistema, chamada Metal 2, que adiciona suporte a capacetes de realidade virtual e uso de placas de vídeo externas nos computadores da marca. 

De acordo com a Apple, “as novas tecnologias implementadas na base do sistema deixam seu Mac mais confiável, eficiente e responsivo, abrindo espaço para futuras inovações”.

Fotos e Safari

Nos apps nativos, as maiores mudanças estão no Fotos e no Safari. No primeiro, a Apple ampliou as ferramentas de edição e reformulou algumas áreas como o tratamento de “Live Photos”, as fotos animadas feitas com o iPhone, e as Memórias, que recupera fotos antigas em vídeos com transições suaves e música de fundo. 

No Safari, navegador web padrão do macOS, a principal novidade é quase invisível ao usuário: uma nova tecnologia chamada de Prevenção de Rastreamento Inteligente. Com ela ativada, o Safari limita severamente o uso de cookies, pequenos arquivos gerados por sites para personalizar a experiência do usuário e identificá-lo em outros domínios. 

Em termos práticos, aquela pesquisa por um tênis específico não te perseguirá através de anúncios em outros sites com essa nova tecnologia. O potencial é tão grande que algumas empresas de publicidade digital divulgaram uma carta aberta à Apple, dizendo que: 

“(…) A novidade do Safari quebra aqueles padrões e os substitui com um conjunto amorfo de regras mutáveis que prejudicará a experiência do usuário e sabotará o modelo econômico da Internet.” 

O Safari também passa a impedir a execução automática de vídeos com som, da mesma maneira que o Chrome, do Google, fará a partir de janeiro de 2018, e permite manter configurações específicas para cada domínio, como usar o modo Leitor ou o zoom mais aproximado. 

Esta página resume todas as principais novidades do High Sierra. 

Para atualizar o seu sistema, clique no botão da Apple na menubar, no canto superior esquerdo da tela, clique em “Sobre este Mac” e, depois, em “Atualização de software”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]