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Tez, do Google, estreia na Índia | Google/Divulgação
Tez, do Google, estreia na Índia| Foto: Google/Divulgação

Há um mercado em franco crescimento na Índia: o de pagamentos digitais. O incentivo do governo do primeiro-ministro Narendra Modi no sentido de digitalizar o sistema financeiro culminou com o lançamento do Tez, um app do Google que usa ultrassom para realizar transferências.

O Tez trabalha com uma tecnologia proprietária chamada Audio QR. Ela recorre a barulhos ultrassônicos, ou seja, acima da frequência audível para seres humanos, para a realização de transações sem que seja preciso revelar qualquer informação pessoal. 

A engenhosidade do sistema tem um motivo importante na Índia: custo. Diferente de outras tecnologias comumente usadas para transações seguras, como o NFC ou códigos QR, o Audio QR dispensa chips ou câmeras de boa resolução para funcionar. Basta que o celular tenha um microfone e um alto-falante (coisas que todo celular tem) para que ele esteja habilitado para o Tez. 

O Tez tem versões para Android e iOS. O vídeo abaixo (em inglês) explica o funcionamento:

Concorrência

Na Índia, o player dominante é o Paytm, uma startup local lançada há sete anos e que conta com aportes do Softbank e do Alibaba. O Paytm tem 200 milhões de usuários de um universo de 300 milhões de indianos com acesso a smartphones. 

A diferença do Tez, além da tecnologia, é que ele se conecta diretamente à conta bancária do usuário graças ao recém-lançado Unified Payments Interface, sistema de transferência de dinheiro criado pelo governo indiano. 

O Paytm funciona de maneira diferente, como uma carteira digital. Na prática, significa que o usuário precisa carregá-la com crédito (dinheiro) antes de realizar transferências. 

Segundo o Financial Times, o Google revelou que há planos de expandir o uso do Tez para outros países como Indonésia, Vietnã e Tailândia. A empresa também pretende estender a funcionalidade do Tez para que ele funcione como carteira digital, provavelmente para alcançar o público desbancarizado. 

Algumas redes comerciais, como a PVR Cinemas, a companhia aérea Jet Airways e o restaurante Domino’s, já manifestaram interesse em aceitar pagamentos pelo Tez. Além da facilidade no recebimento, o app permite que os estabelecimentos façam cobranças de clientes e anunciem ofertas, serviços pelos quais o Google pode, em algum momento futuro, passar a cobrar.

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