• Carregando...
 |
| Foto:

O Google oficializou, em evento realizado na tarde de hoje (21) e no mesmo horário do eclipse solar total dos Estados Unidos, o Android 8.0, codinome “Oreo” — sim, o da bolacha recheada. Não há muitas novidades grandiosas. Em vez disso, o Google optou por, mais uma vez, refinar o que estava dando certo.

A principal novidade do Oreo é uma reformulação na maneira como os apps usam recursos do celular em segundo plano. Agora, o sistema consegue impor limites automáticos ao comportamento de apps, o que deve ajudar a manter a consistência do desempenho e, ao mesmo tempo, otimizar o consumo de bateria. Essa mudança aproxima o Android da maneira como o iOS, sistema da Apple que equipa o iPhone, funciona.

Em paralelo, o Google também aposta em novidades burocráticas para estender o domínio do Android no segmento de sistemas operacionais móveis. Uma nova variante, chamada Android Go, será lançada especialmente para aparelhos mais lentos. Ela será otimizada e oferecerá versões mais leves (os chamados “Lite”) dos principais apps da empresa, como o navegador Chrome e o YouTube.

O Project Treble, também parte do Oreo, é mais uma tentativa de amenizar a dificuldade histórica de manter a base instalada atualizada — o Android 7 “Nougat”, lançado há 11 meses, está presente em apenas 13,5% dos dispositivos Android, segundo o próprio Google. Na prática, esse projeto modulariza o sistema operacional, ou seja, separa o sistema operacional das modificações que as fabricantes fazem, permitindo que elas e o Google trabalhem simultaneamente na adaptação de novas versões do Android para aparelhos já lançados. A expectativa do Google é que essa nova abordagem acelere o processo de atualização.

No que o usuário realmente vê, algumas mudanças sutis, mas importantes. O formato dos ícones do Android agora é padronizado e eles têm “bolinhas” indicando notificações não lidas (como no iOS) e podem conter links de acesso rápido, tal qual nos iPhone com tecnologia 3D Touch. A cortina de notificações ganha níveis mais granulares de controle — o WhatsApp pode implementar a possibilidade de receber notificações de contatos e desativas as de grupos, por exemplo.

E novos emojis. Finalmente o Google deixou de lado seus emojis esquisitos e adotou um visual mais consistente com o de outras plataformas. Veja alguns:

Google

O Android 8.0 “Oreo” também tem suporte a Picture-in-Picture (descolar uma janela de vídeo e deixá-la flutuando na tela), suporte a múltiplas telas, melhorias na maneira como processa áudio e reconhecimento de endereços, telefones e outros dados estruturados em seleções de texto feitas em qualquer parte do sistema.

Mais informações em breve.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]