• Carregando...
Medida pode ser encarada como prática anticompetitiva por agências reguladoras do comércio | BigstockBigstock
Medida pode ser encarada como prática anticompetitiva por agências reguladoras do comércio| Foto: BigstockBigstock

Enquanto os frequentadores de supermercados ainda tentam digerir a enorme aquisição da Whole Foods pela Amazon por US$ 13,7 bilhões (mais de R$ 45 bilhões), o front digital da marca conquistou recentemente uma vitória que visa reforçar os investimentos crescentes da empresa em suas lojas físicas.

Siga @gpnovaeco no Twitter 

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

A Amazon garantiu no dia 30 de maio uma patente que poderia ajudá-la a sufocar um problema comum enfrentado por muitas lojas físicas: a utilização de celulares para comparar preços enquanto os clientes andam pela loja. O fenômeno, frequentemente chamado de "janela de compras" no celular, contribuiu para um declínio preocupante entre os varejistas tradicionais. 

Mas a Amazon agora tem a tecnologia para evitar esse tipo de comportamento, bastando que os clientes utilizem as redes WiFi disponíveis nas lojas físicas. Intitulada "Controle de compras on-line da loja física", a patente da Amazon descreve um sistema que pode identificar o tráfego de Internet de um cliente e detectar quando o usuário do smartphone tenta acessar o site de um concorrente. (O chefe executivo da Jeffrey P. Bezos também é dono do Washington Post). 

Quando isso acontece, a Amazon pode tomar uma de várias ações. Pode bloquear o acesso ao site do concorrente, impedindo que os clientes vejam produtos comparáveis de rivais. Pode redirecionar o cliente para o próprio site da Amazon ou para outros sites aprovados pela Amazon. Pode alertar um vendedor da Amazon para se aproximar do cliente. Ou pode enviar ao smartphone do cliente uma mensagem de texto, um cupom ou outra informação projetada para atrair a pessoa de volta para a órbita da Amazon. 

“À medida que a Amazon reduz cada vez mais a divisão entre lojas físicas e online, as entidades reguladoras devem ficar atentas a comportamentos potencialmente anticompetitivos”, disse o diretor executivo do Centro para Democracia Digital, Jeffrey Chester. 

"A Amazon sabe que os consumidores mais jovens estão cada vez mais inclinados à entrega doméstica de produtos de supermercado e aos pedidos on-line. Mas há problemas enormes de privacidade", disse ele. "A Amazon criou um aparelho digital incrivelmente furtivo para obtenção de Big Data que ainda não foi submetido ao escrutínio necessário.” 

Só porque uma empresa ganha uma patente não significa necessariamente que ela irá usá-la. Algumas vezes, as companhias solicitam patentes para garantir que tenham a opção de colocar a ideia em prática mais tarde, ou para evitar que outras empresas utilizem o conceito. Assim, um sistema do tipo idealizado pela Amazon pode nunca se materializar. E, mesmo que isso ocorra, é provável que os compradores acabem simplesmente contornando o sistema, evitando utilizar a WiFi da loja. 

A Amazon não respondeu ao nosso pedido de comentário. 

Mas a patente assume um significado ainda maior, já que a Amazon expandiu suas ambições para as instalações físicas. Ela lançou mais de meia dúzia de livrarias, e há outras a caminho. E com a compra de Whole Foods, a Amazon terá controle sobre mais de 465 supermercados. Isso dá à Amazon uma boa oportunidade para garantir que seus clientes não busquem ofertas melhores dentro de suas próprias lojas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]