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| Foto: SarahahDivulgação

Você já deve ter visto por aí links de um site estranho com um envelope contra um fundo verde. É o Sarahah, app árabe que infestou as redes sociais nos últimos. Ao juntar feedback e anonimato em uma interface simples e, segundo o criador do site/app, do bem, criou-se a fórmula para um viral. Por quanto tempo o Sarahah dura nas Stories e no feed do Facebook? Uma olhada nos seus antecessores espirituais dá uma pista.

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A ideia do Sarahah não é exatamente nova. Abrir-se para comentários de anônimos é uma fórmula já usada algumas vezes na Internet, quase sempre com alguma repercussão.

Usando o Google Trends, ferramenta do Google que serve de termômetro para o interesse das pessoas em determinados assuntos a partir do volume de consultas feitas ao termo no buscador da empresa, revisitamos alguns grandes sucessos do passado que, ao contrário de redes sociais com pessoas identificáveis, não sustentaram o sucesso obtido.

Formspring

O primeiro do tipo foi o Formspring. Ele apareceu no finzinho de 2009, mas foi em fevereiro de 2010 que tomou o Brasil de assalto. A dinâmica era um pouco diferente da do Sarahah, pois ele permitia ao dono do perfil responder às perguntas — que nem precisavam ser anônimas, caso você quisesse se revelar ao questionado.

O Formspring foi o app mais duradouro em termos de interesse no Trends. Quase um ano depois, em janeiro de 2011, o sistema do Google aponta outro surto de interesse. O último suspiro, que aqui se entende “período longe do traço”, foi em fevereiro de 2013. Durou, pois, três anos.

Longe da popularidade dos tempos áureos, o Formspring trocou de nome (Spring.me) e, depois, foi comprado e absorvido pelo Twoo, uma espécie de clone do Tinder. 

Ask.fm

Depois veio o Ask.fm. Ele aparece no gráfico cerca de seis meses antes da derrocada do Formspring, em julho de 2012, e tem seu pico em dezembro daquele ano. Em setembro de 2014, o interesse pelo Ask.fm entrou ficou bem baixo e em meados de 2015, desapareceu. O app ainda existe, porém.

Secret

O Secret foi o mais polêmico de todos, talvez por ter explodido em 2014, quando o smartphone e a penetração da Internet já eram grandes no Brasil.

É difícil filtrá-lo no Google Trends porque o nome (“segredo”, em inglês) é usado para outras fins. Mas é possível detectar, com clareza e confirmação por termos relacionados (“secret app”), que agosto de 2014 foi o mês do Secret no Brasil — três meses depois de desembarcar por aqui.

Se Ask.fm e Formspring mantinham uma das pontas identificada, o Secret se vendia como algo absolutamente anônimo. Ninguém sabia quem eram os autores das mensagens nem dos comentários feitos. Cenário perfeito para algumas difamações e injúrias, e foi isso, mais o desinteresse abrupto das pessoas passado o fator novidade, o que minou a popularidade do app. O gráfico dele no Google Trends se limita àquele mês de agosto de 2014.

O Secret tentou “pivotar”, ou seja, mudar o seu funcionamento, mas a manobra não funcionou. Em abril de 2015, menos de um ano após seu auge no Brasil, o app foi descontinuado. 

Curious Cat

Este é praticamente um serviço de perguntas e respostas de uma parcela do Twitter, único local onde encontrou espaço. A ideia é idêntica à do Ask.fm e Formspring, mas com um visual mais fofo, com muitos gatinhos espalhados pela interface.

Embora não tenha explodido como o Sarahah e sua popularidade seja baixa, o Curious Cat segue estável. Seu pico, até agora, foi em janeiro de 2017.

E o Sarahah?

Nas últimas semanas, o Sarahah se espalhou feito fogo em palha no Brasil, entre pessoas de todas as faixas etárias e com as mais variadas desculpas para entrarem na brincadeira — não precisa tanto malabarismo, pode curtir o app sem crise!

O gráfico do Google Trends coloca o interesse do Sarahah no mês de julho, primeiro dele no Brasil, no patamar de 1/3 do do Formspring em seu ápice. A projeção para agosto, porém, ultrapassa em muito qualquer recorde dos outros apps. Ela se baseia no potencial do histórico registrado, ou seja, não é muito confiável tendo apenas um mês de histórico e tendo em vista a efemeridade característica em apps do gênero.

Se o Sarahah será grande e sustentável no futuro? Difícil dizer. Em grande parte porque o Google Trends pinta um cenário parcial do todo — o Snapchat, por exemplo, que está muito melhor que o Formspring, com ações negociadas na Bolsa de Nova York, jamais teve a mesma atenção desse no buscador do Google entre o início de 2010 e meados de 2011. Mas se sim, o Sarahah será o primeiro app baseado no anonimato a conseguir esse feito.

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