• Carregando...
Novos emojis da Apple | AppleDivulgação
Novos emojis da Apple| Foto: AppleDivulgação

O emoji já é uma parte presente na comunicação entre as pessoas. Eles surgiram nos celulares japoneses no final dos anos 1990 e ganharam o resto do mundo no final dos anos 2000, quando a Apple incluiu as pequenas imagens no teclado do iPhone. Hoje, todas as fabricantes oferecem os ícones e caretinhas do emoji, mas eles são diferentes em cada plataforma. Você sabe o motivo?

LEIA MAIS notícias de negócios e tecnologia

A criação dos emojis foi uma tentativa das operadoras móveis japonesas de padronizar o uso dos ícones, já na época populares. Era um fenômeno global – no ocidente, na mesma época aplicativos para computadores, como ICQ, também traziam imagens do tipo.

A grande virada para tornar o emoji uma linguagem universal foi a incorporação desses caracteres ao Padrão Unicode, em outubro de 2010. O Unicode é um padrão da indústria para codificar, exibir e lidar com textos de maneira consistente. Sua adoção por diversas empresas facilitou a interoperabilidade de textos entre sistemas distintos, além de preservar alfabetos e determinar o futuro de alguns subconjuntos, como o emoji.

A cada versão do Padrão Unicode, uma equipe composta por empresas e especialistas decide os novos emojis. A versão 6.0, primeira a trazer emojis, tinha 722 deles. A atual, 10.0, conta com 1144. O Unicode não determina a aparência dos emojis, mas sim o que eles representam. Cabe às empresas que implementam o conjunto de emojis desenhá-los seguindo essas especificações.

Foi por essa liberdade que se convencionou 17 de julho como o Dia Internacional do Emoji. Nos sistemas da Apple, o emoji do calendário (este: 📅) exibe a data. Trata-se de uma referência a 17 de julho de 2002, dia em que a Apple lançou o iCal, um antigo app de agenda de compromissos para computadores.

O fato do Unicode fornecer apenas orientações vagas das representações dos emojis faz com que nem sempre a consistência seja a ideal. Alguns variam bastante de plataforma para plataforma, a ponto de distorcer ou gerar dúvidas sobre o significado.

Inconsistências no padrão

A Samsung tem o maior acervo de emojis… estranhos. Jackson Roberts compilou alguns dos mais estranhos neste post no Medium. Os emojis de tipo sanguíneo (A, B, AB e O), por exemplo, que em todas as plataformas tem o fundo vermelho, nos celulares da Samsung são azuis. 

Outro caso: o emoji “mãos para cima”, descrito como “duas mãos no ar, celebrando sucesso ou outro evento feliz”. Em quase todas as plataformas apenas as mãos aparecem, mas nos aparelhos da Microsoft, Samsung e HTC a cabeça e o tronco da pessoa representada é são visíveis.

Emojipedia

No emoji “pessoa dando de ombros”, o ícone da Samsung não tem ombros:

Emojipedia

Um dos mais engraçados é o emoji de careta. Ele é consistente em todas as plataformas. Na descrição de Roberts, trata-se de “um rosto de desconforto, mostrando dentes cerrados com olhos sem emoção”. Já a Emojipedia diz que ele é usado em situações de erro ou quando algo desfavorável acontece -- quase como um “ops!” É assim em todas, menos na Samsung, onde ele é… bem, inexplicável:

Emojipedia

Emojipedia é o melhor lugar para ver as variações dos emojis entre plataformas. Alguns são bem curiosos, mas a maioria é consistente – é esse, afinal, o sentido de se padronizar esses desenhos.

A próxima leva de novos emojis trará alguns bem curiosos: cabeça explodindo, cabeça vomitando, elfo, zumbi, mulher amamentando um bebê, pessoa meditando, tiranossauro rex, zebra e sanduíche. A Apple divulgou alguns desses novos emojis hoje (17), os que aparecem na imagem do topo. Eles chegarão nas novas versões do iOS (sistema do iPhone e iPad) e macOS, a serem disponibilizadas até o final do ano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]